Pesquisa:
 

Quinta-feira, 17 Novembro 2011 11:45

RÚSSIA
Ativistas criticam lei anti-gay



Ativistas dos direitos LGBT na Rússia condenaram um projeto aprovado na segunda maior cidade da Rússia, que proíbe "propaganda da homossexualidade" para menores, advertindo que poderá ser usado de forma arbitrária.


Nikolai Alexeyev do grupo GayRussia.ru classificou como "uma vergonha" a legislação aprovada na generalidade pelos legisladores de São Petersburgo. Oleg Orlov classificou a legislação de muito vaga e que pode levar a arbitrariedades na sua aplicação. Lyudmila Alekseeva, do Helsinki Moscow Group, pede que a iniciativa seja discutida abertamente com todas as partes envolvidas e não olhando apenas a um dos lados da questão. E dão exemplos de situações em que a lei poderia ser aplicada como, por exemplo, um relato noticioso num canal generalista sobre alguém que se declara publicamente homossexual, ou sobre famílias de gays ou lésbicas que adotam crianças, recordando que esses canais podem ser vistos por crianças. Concluindo que a aplicação de tais medidas apenas vai agravar a tensão atual dos LGBT para iniciativas públicas contra a opressão de que são alvo.

A lei foi aprovada quarta-feira por um voto de 27 a favor, um voto contra e uma abstenção, na primeira das três votações necessárias, é aplicada uma multa de até 75 EUR para "ações públicas voltadas para a propaganda da pederastia, lesbianismo, bissexualidade, e transgenderismo entre menores."

A homossexualidade foi descriminalizada na Rússia em 1993, mas os sentimentos anti-gay permanecem fortes e as tentativas de realizar manifestações públicas LGBT foram oprimidas pelas autoridades, a Igreja Ortodoxa e grupos Ultra-Nacionalistas.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2011)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e QUATRO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal