Pesquisa:
 

Domingo, 17 Abril 2011 20:48

ROMÉNIA
Cartaz com bebé "gay" gera polémica



Um cartaz no centro de Timisoara com um recém-nascido com uma etiqueta no pulso que diz "homossexual" gerou polémica na cidade.


O cartaz está identificado pela campanha "Eu sou! E tu?" (Eu sunt! Tu?) de Bucareste, e a frase "Para apoiar a comunidade LGBT na Roménia". O cartaz foi colocado no mesmo fim de semana em que se realizou com o apoio da Eu Sunt! Tu? o Mr. Gay Europa em Bacareste e na estância de inverno Poiana Brasov.

A câmara municipal e polícia de Timisoara estão a tentar descobrir que é o responsável pela publicação depois de terem recebido queixas da população. Em declarações aos média locais pessoas referiram que "estão perto de escolas, o cartaz é imoral", outro comentário foi que "estão a zombar de Deus na semana de Páscoa".

O conceito do cartaz já tinha sido usado em Itália em Outubro de 2007 com o título "A orientação sexual não é uma escolha". A iniciativa foi apoiada governo regional da Tuscânia e levou a críticas violentas por parte do Vaticano e políticos conservadores no país.

Antes disso a Fondation Émergence, uma associação LGBT do Canadá já tinha usado o conceito do bebé em 2005 sem gerar tumulto social. A associação tem criado diversos cartazes ao longo dos anos contra a homofobia. Além do tema do bebé, já fizeram referências ao desporto e a campanha mais recente usa dois peixes para demonstrar a naturalidade da homossexualidade.

Além da Fondation Émergence o cartaz agora apresentado na Roménia tem o apoio da EEA Grants e e Norway Grants.

ROMÉNIA: Cartaz com bebé "gay" gera polémica

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2011)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal