Pesquisa:
 

Quarta-feira, 16 Dezembro 2015 13:50

PORTUGAL
Adopção mais próxima - lei aprovada na especialidade



A adopção por casais do mesmo sexo foi hoje aprovada na especialidade no Parlamento e poderá ter a votação final ainda esta semana


A comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias aprovou esta quarta-feira na especialidade a possibilidade de crianças poderem ser adoptadas por gays ou lésbicas casadas ou unidas de facto, actualizando para tal a lei 7/2001 e a lei 9/2010.

O novo texto de inclui o fim da discriminação dos casais na adopção proposto por PS, BE, PEV e PAN e também uma medida proveniente de um projecto de lei do Bloco de Esquerda para alteração do Código do Registo Civil "tendo em conta a adopção, a procriação medicamente assistida e o apadrinhamento civil por casais do mesmo sexo".

As alterações foram aprovadas com os votos contra do PSD (que deu liberdade de voto) e do CDS-PP e os votos favoráveis de PS, BE e PCP.

No texto de substituição ficou acautelada uma norma transitória para que os filhos de homossexuais e lésbicas que tenham adoptado crianças a título singular (a lei anterior não discriminava a orientação na adopção individual) possam ser também adoptados pelo outro elemento do casal, caso exista.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2015)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas QUATRO e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal