Pesquisa:
 

Sábado, 16 Fevereiro 2013 22:57

EUA
Jogador de futebol afirma a sua homossexualidade



Mais um jogador de futebol decide partilhar a sua orientação sexual e, simultaneamente, abandonar o desporto.


Robbie Rogers, de 25 anos, é o terceiro jogador de futebol profissional a partilhar a sua homossexualidade. Disse “sempre pensei que poderia esconder este segredo, o futebol era o meu refúgio, a minha identidade o meu propósito”.

O jogador natural da Califórnia ganhou 18 internacionalizações, fez o anúncio do seu afastamento e da sua orientação sexual via internet na sua página pessoal dizendo “está na hora de me descobrir e me afastar do futebol”

“Segredos podem causar danos internos intelectuais graves. As pessoas gostam de pregar sobre ser-se honesto e que a honestidade é tão clara e simples. Tentem explicar ás pessoas que amam, a família, passados 25 anos que são homossexuais” diz Rogers num convite ao entendermos que ainda existe muito preconceito e que pode não ser assim tão simples e fácil ser-se 100% honesto.

Mas a mensagem que deixa é também positiva, pois reconhece que embora tenha vivido a sua carreira com um segredo, diz que essa mesma carreira lhe proporcionou inúmeras alegrias mais que as que alguma vez imaginaria, e por isso sente-se grato ao caminho que fez, escreve Rogers no seu “comunicado”.

Numa referência a sua fé, diz que uma vez que o segredo não existe mais, sente-se um homem livre e por isso irá viver a sua vida e seguir em frente “como o meu criador pretenderia que o fizesse”.

O primeiro futebolista profissional a expor a sua homossexualidade foi Justin Fashanu em 1990, suicidando-se oito anos depois com 37 anos devido à pressão social.

Mais recente em 2011, foi a vez de um filho de jogador e ele mesmo jogador da segunda liga, Anton Hysen anunciar a sua orientação sexual numa revista desportiva sueca.

A Associação de Futebol dos EUA lançou em 2012 um plano de acção que visava tornar o futebol mais inclusivo e combater a homofobia e a transfobia. E já veio a público informar que apoiará Rogers quer ele continue a sua carreira futebolística ou não.

Gordon Taylor da Associação de Futebolistas Profissionais dos EUA disse que há jogadores que são homossexuais e que já disseram não se sentirem confortáveis para "saírem do armário".

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2013)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e DOIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal