Pesquisa:
 

Quinta-feira, 14 Novembro 2019 20:39

EUROPA
Igualdade no casamento reduziu o número de suicídios LGB em quase metade



A legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo fez com que as taxas de suicídio entre gays e lésbicas na Suécia e na Dinamarca caíssem significativamente


A Dinamarca foi o primeiro país do mundo a permitir uniões civis para casais do mesmo sexo em 1989 e a Suécia no mesmo em 1995. Portugal reconheceu as uniões de facto em 2001. O casamento entre pessoas do mesmo sexo foi legalizado na Suécia em 2009 e na Dinamarca em 2012 (e em 2010 em Portugal).

O estudo conjunto do Instituto Dinamarquês de Pesquisa para Prevenção do Suicídio e investigadores da Universidade de Estocolmo utilizou dados de registos nacionais da população na Dinamarca e na Suécia.

Comparando dois períodos de 13 anos, 1989 a 2002 e 2003 a 2016, eles estudaram os dados de mortes por suicídio de pessoas em casais do mesmo sexo durante o período em que ambos os países legalizaram parcerias civis e o tempo em que legalizaram o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Os suicídios entre os parceiros do mesmo sexo caíram 46% entre os dois períodos.

Isso se deve em parte à melhoria da compreensão da saúde mental, já que as taxas de suicídio também caíram 28% entre os casais heterossexuais, mas os investigadores acreditam que o estigma reduzido, influenciado pelo casamento entre pessoas do mesmo sexo, contribuiu para a grande queda.

No entanto, o estudo também descobriu que, mesmo em dois dos países mais progressistas do mundo nas questões de direitos LGBT+, entre 2003 e 2013, as pessoas em relações do mesmo sexo tinham duas vezes mais probabilidades de acabar com a própria vida do que as pessoas em relações de sexo diferente.

EUROPA: Igualdade no casamento reduziu o número de suicídios LGB em quase metade

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2019)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas QUATRO e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal