Pesquisa:
 

Quinta-feira, 12 Outubro 2017 09:23

KOSOVO
País maioritariamente muçulmano com primeiro orgulho LGBT+ oficial e presidente ajuda



Cerca de 95% da população de 1.9 milhões de habitantes do Kosovo é Muçulmana


Centenas de pessoas assistiram ao primeiro pride LGBT+ oficial, realizado na capital do país, Pristina. Já tinham realizadas marchas não oficiais no país anteriormente, num esforço para combater a homofobia e a transfobia.

O presidente do país, Hashim Thaçi, que liderou o país para a independência em 2008, marchou no desfile. Ele escreveu no Twitter:

Como presidente da República, juntem-me hoje com centenas de ativistas #LGBTI para o #KosovoLoveParade. A constituição de #Kosovo protege o amor! #Pride Twitter Hashim Thaçi

A marcha, com o tema "Em Nome do Amor", foi realizada por organizações não governamentais e pretende-se tornar um evento anual. Além de centenas de ativistas e o presidente do país, a popstar Dua Lipa, que nasceu no Kosovo, enviou seu apoio.

O Kosovo teve a primeira marcha do orgulho hoje em Pristina. O amor é amor ❤️🏳️‍🌈 Twitter Dua Lipa

Um relatório de 2015 da Instituição Democrática Nacional, uma organização dos EUA que promove instituições democráticas, descobriu que pessoas homossexuais e transgéneras enfrentam níveis significativos de homofobia na região.

O artigo 37 da constituição do país afirma que "todos gozam do direito de se casar".

No entanto, o artigo 14, que está escrito em Lei sobre a Família, afirma que "o casamento é uma comunidade legalmente registada de duas pessoas de diferentes sexos".

Os ativistas LGBT estão trabalhando para que o Artigo 14 seja descartado para que o país europeu possa finalmente alcançar a igualdade matrimonial.

A marcha teve ampla repercussão nos media em geral e nas redes sociais em que se reforçava além da mensagem de amor e igualdade, o facto da marcha ter decorrido sem incidentes e sem necessidade de qualquer proteção especial por parte das autoridades.

KOSOVO: País maioritariamente muçulmano com primeiro orgulho LGBT+ oficial e presidente ajuda

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2017)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e TRÊS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal