Pesquisa:
 

Terça-feira, 10 Novembro 2015 21:34

JAPÃO
Primeiro casamento entre duas pessoas do mesmo sexo



Este é conhecido como o primeiro casamento entre pessoas do mesmo sexo, mas com efeitos limitados


Koyuki Higashi de 30 anos e Hiroko Masuhara de 37 casaram na localidade de Shibuya, Tóquio. Esta localidade votou a favor do reconhecimento das uniões do mesmo sexo em Março, uma votação repetida na localidade de Setagaya também em Tóquio.

Estas votações não fazem lei e por isso os serviços são livres de respeitar ou não as garantias que a declaração de casamento que Higashi e Masuhara receberam lhes conferiria no caso se ser lei. O ex-presidente da Câmara de Shibuya, Toshitake Kuwahara disse que as pessoas LGBTI vivem sem proteção legal em todo o Japão, “o objetivo é realizar uma sociedade onde todos possam viver com esperança”.

Masuhara disse “estou muito animada pela cidade onde vivo ter reconhecido a minha companheira como família”. Já a sua esposa Higashi chamou atenção para o fato que esta situação local não faz jurisprudência mas reconhece que “é um passo em frente, não só para Tóquio, mas para todo o Japão tornando-o num lugar mais confortável para se viver”. Higashi disse ainda emocionada “quando nos deram o certificado, chorei, os nossos convidados choraram”. Infelizmente no resto Ásia a norma é os direitos LGBT são limitados e em muitos casos inexistentes.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2015)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas CINCO e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal