Pesquisa:
 

Quarta-feira, 10 Abril 2013 21:46

FRANÇA
Igualdade no casamento avança



A alteração da lei do casamento na terra da “baguette” está cada vez mais perto da realidade.


Foi a 2 de Fevereiro que o primeiro artigo da nova lei do casamento, que remove as referências ao género, foi aprovado mas enfrentou logo de seguida 5000 alterações apresentadas pela oposição, que entre outros propósitos pretendia atrasar todo o processo.

Esta terça-feira o artigo primeiro passou com 179 votos a favor contra 157, seguindo-se agora a votação das restantes alterações esperando-se que o projecto lei volte na integra à Assembleia Nacional para aprovação final só no próximo mês de Maio.

A estatística mostra uma maioria dos franceses a favor desta alteração mas isto não impede que milhares de um lado e do outro se tenham manifestado nos últimos seis meses nas ruas de França. Os opositores à lei, essencialmente conservadores e instituições religiosas alegam que a alteração da lei do casamento que permitirá o casamento entre pessoas do mesmo sexo, criará problemas sociais e danos psicológicos nas crianças.

Em Janeiro milhares a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo manifestaram-se nas ruas de Paris, isto de pois de duas semanas antes terem tomado as ruas os opositores.

Estas duas manifestações levaram o presidente da Câmara de Paris, Bertrand Delanoe, à televisão francesa para demonstrar o seu apoio à alteração da lei dizendo “há uma grande diferença entre esta manifestação e aquela que vimos já duas semanas atrás, esta é revestida de fraternidade e não de ódio”.

De lá para cá o Presidente francês François Hollande mantém a sua posição de apoio à alteração da lei.

Teremos assim de aguardar até ao mês de Maio e esperar que França se junte a países como Portugal, Espanha, África do Sul ou Holanda e Argentina num total de 11 países onde existe a igualdade no acesso ao casamento.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2013)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas SETE e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal