Pesquisa:
 

Sábado, 9 Novembro 2019 17:54

GEÓRGIA
Grupos ultra-conservadores tentam impedir à força estreia de filme gay



Centenas de manifestantes tentaram bloquear de forma violenta a estreia do filme gay And Then We Danced no país de origem do romance.


Cenário e filmado na capital da Geórgia, Tbilisi, And Then We Danced é o primeiro filme LGBT+ do país, e esta co-produção sueca-francesa-georgiana está nomeado para os Óscares.

O filme recebeu fortes críticas da Igreja Ortodoxa da Geórgia, bem como dos grupos ultraconservadores do país, que o descreveram como "revoltante".

A estreia do filme no Cinema Amirani de Tbilisi, esta sexta-feira, 8 de novembro, foi marcada por uma ruidosa e violenta demonstração no exterior do cinema para impedir que o mesmo fosse exibido.

A polícia de choque foi destacada para proteger o local enquanto os manifestantes homofóbicos atiravam pedras e petardos. Pelo meio um padre ortodoxo recitava orações enquanto era queimada uma bandeira do orgulho LGBT+.

Há relatos de insultos e agressões físicas de pessoas que tentavam ir à estreia, resultando em várias hospitalizações, sem que a polícia tenha evitado esses episódios.

O cinema foi forçado a trancar as portas durante a exibição, e um escolta policial escoltou os cineastas depois de da apresentação do filme. O Ministério do Interior da Geórgia divulgou uma declaração dizendo que 11 manifestantes foram presos por "desobedecer à polícia".

A estreia em Batumi também ficou marcada por manifestantes que atiraram ovos no Appollo Cinema e jogaram petardos para o átrio do edifício.

Num comunicado antes da estreia, o Ministério da Administração Interna da Geórgia informou que iria "garantiria a proteção da segurança e ordem públicas, bem como a liberdade de expressão individual. Pedimos a todos: cumpram a lei. Caso contrário, a polícia cumprirá o seu mandato legal e actuará imediatamente para evitar atos ilícitos.”

O diretor sueco do filme, Levan Akin, foi desafiador diante das ameaças e recusou-se a cancelar as exibições, e divulgou uma mensagem no Facebook antes da estreia:

É um absurdo que as pessoas que compraram bilhetes precisem de ser corajosas e arrisquem ser insultadas até agredidas apenas por assistirem a um filme.
Eu fiz este filme com amor e compaixão. É a minha carta de amor à Geórgia e à minha herança. Com essa história, eu queria recuperar e redefinir a cultura georgiana para incluir tudo, não apenas alguns.
Mas, infelizmente, estes são os tempos sombrios em que vivemos e os protestos previstos apenas provam o quão vital é enfrentar essas forças sombrias de todas as formas possíveis.
 Levan Akin (Facebook), And Then We Danced

GEÓRGIA: Grupos ultra-conservadores tentam impedir à força estreia de filme gay

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2019)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas CINCO e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal