Pesquisa:
 

Domingo, 7 Outubro 2018 22:20

PORTUGAL
Primeira Marcha do Orgulho LGBT em Viseu



Realizou-se hoje em terras de Viriato o evento: Já Marchavas, 1ª Marcha pelos Direitos LGBTI+ de Viseu.


Eram poucos os que se iam juntando na zona do Cine Teatro Viriato meia hora antes do evento, mas pouco e pouco a moldura humana foi-se adensando, nas margens os curiosos, alguns olhares críticos mas nenhuma manifestação.

Para arranque um leque diverso de discursos de diversas organizações, uns sobre o que falta fazer, outros sobre o que já se fez, com muitos "vivas" e muitas palmas, mas todos dando os parabéns pela organização do evento.

E assim começou a marcha, pelas ruas e os passeios os marchantes foram parando para dar oportunidade a todes de ler as pancartas e escutar as palavras de ordem, outras vezes para recuperar energias, e sempre reclamando a liberdade e direitos iguais de facto, nem menos nem mais.

O final foi na Praça do Rossio, mesmo em frente à Câmara Municipal, com uma espécie de saudação pelo dever cumprido, leu-se o manifesto alertando que quando se Marcha, marcha-se por muito mais que uma simples sigla.

Depois a Sr Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, teve a palavra reforçando as mensagens anteriores e apresentando o esforço deste governo em desenvolver politicas de consciencialização dos diversos organismos da sociedade como a educação e segurança, para as questões LGBT+ na pretensa de dotar os diferentes profissionais de conhecimento para lidarem todos os dias melhor com as questões LGBT+ e outras na defesa dos Direitos Humanos.

E assim terminou a marcha, mas continuaram as conversas entre os participantes e a recordação de ter participado num evento único.

Foto-Galeria

No Facebook PortugalGay.pt

PORTUGAL: Primeira Marcha do Orgulho LGBT em Viseu

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2018)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas QUATRO e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal