Pesquisa:
 

Quarta-feira, 7 Setembro 2016 19:15

PORTUGAL
Revelado programa do Queer Lisboa 20



Em 2016, o Queer Lisboa celebra a sua muito especial 20ª edição com a exibição de um total de 114 filmes de 27 países.


As sessões são divididas entre o Cinema São Jorge e a Cinemateca Portuguesa, que acolhe a Retrospetiva Jarman and the Last of England. Também no programa oficial não esquecer a realização de três master classes, duas exposições, duas performances e um debate sobre a vida e obra do cineasta Derek Jarman, com a presença de alguns dos seus colaboradores mais próximos.

Na parte dos filmes serão muitas as estreias nacionais que o festival acolhe, a destacar os grandes fenómenos Absolutely Fabulous: The Movie e Looking: The Movie, selecionados para as Noites de Abertura e Encerramento, respetivamente. Esta 20ª edição do Queer Lisboa pauta-se ainda pelo regresso da secção Panorama, na qual serão exibidos, pela primeira vez em Portugal, títulos como Grandma, protagonizado pela célebre Lily Tomlin, ou Goat, com Nick Jonas. A destacar ainda a Carte Blanche oferecida à atriz Susanne Sachsse.

Dos 27 países presentes, o Reino Unido é claramente o mais representado, com 44 filmes, muito graças à retrospetiva dedicada a Derek Jarman e que terá lugar na Cinemateca Portuguesa. Os EUA são o segundo país mais representado, com 12 filmes, seguindo-se Portugal, com 11 filmes, destacados principalmente na Competição de Curtas-Metragens e na Competição In My Shorts, dando assim espaço e visibilidade aos jovens cineastas que estão a emergir no panorama nacional.

E é precisamente do Reino Unido que vem um dos maiores destaques deste ano, revelado em julho: a estreia nacional de Absolutely Fabulous: The Movie, que será exibido somente no festival, em duas sessões. Já a Noite de Encerramento conta com Looking: The Movie, de Andrew Haigh, numa estreia nacional em parceria com a TV Cine & Séries.

Derek Jarman

Central na programação deste ano é também a organização de uma ambiciosa retrospetiva de Derek Jarman. Trata-se de uma oportunidade única de conhecer a fundo a obra de um dos mais prolíficos, originais e influentes realizadores queer contemporâneos. Ao todo serão exibidas oito longas-metragens e 15 curtas filmadas em Super 8, muitas delas recém-descobertas e restauradas, como é o caso de Orange Juice, documentário sobre a banda escocesa e que terá a sua estreia mundial no festival. A estes filmes são associados outros de vários realizadores seus contemporâneos e colaboradores, como John Maybury, Cerith Wyn Evans ou John Scarlett-Davis, que estará presente no festival. Foram ainda convidados para esta retrospetiva o produtor James Mackay, o ator Keith Collins (ex-companheiro do realizador) e William Fowler (do BFI – British Film Institute).

Panorama

Este ano destaca-se ainda o regresso da secção Panorama, na qual serão exibidos, em estreia nacional, alguns títulos muito aguardados pelo grande público.

Master Class

Este ano dois dos membros da Competição de Longas-Metragens vão dar master classes. Susanne Sachasse dará uma master class intitulada De Brecht a Bruce LaBruce e de volta. Pronta para a minha próxima autoexposição. Já o professor e crítico Rodrigo Gerace vai dar a master class Cinema Explícito – Obscenidades Cinematográficas, sobre o obsceno e o sexo explícito na história do cinema e o seu sentido político.

Competições

De volta estão as Competições de Longas-Metragens, Documentários, Curtas-Metragens e In My Shorts, bem como a secção Queer Art. Vão ainda ter lugar as secções não competitivas Hard Nights e Queer Pop.

Mais informações em www.queerlisboa.pt .

PORTUGAL: Revelado programa do Queer Lisboa 20

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2016)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e CINCO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal