Pesquisa:
 

Quarta-feira, 6 Novembro 2013 00:48

EUA
Illinois terá igualdade no casamento em 2014



Os direitos humanos são um conjunto de direitos que servem para proteger a dignidade de todos os seres humanos. Os direitos humanos não têm cor, sexo, religião identidade de género ou orientação sexual, ou tem isso tudo, porque somos seres humanos com personalidades diferentes que nos definem nesses e noutros pontos, mas nunca deixamos de ser humanos.


Talvez por tudo isso um pouco por todo o mundo se luta pela implementação dos direitos humanos todos os dias nas vidas de todas as pessoas, e o Estado do Illinois deu mais um passo para essa implementação, no sentido de responder um dos primordiais direitos, o direito a sermos felizes.

Com uma votação de 61 para 54, a Câmara dos Representantes do Estado de Illinois aprovou o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Foram meses de trabalho árduo de ambos os lados, daqueles que vendo as pessoas LGBT como seres humanos as impediam de serem felizes em pleno, e do outro aqueles que querem que todas as pessoas possam correr atrás da sua felicidade, e que se ela passa por casar então que todos tenham essa possibilidade.

Passou na Câmara e passou a alta velocidade no Senado para alguns ajustes técnicos, e agora já está disponível para o Governador Pat Quinn assinar. Governador que já disse que assinaria a lei quando a mesma lhe fosse apresentada. Se tudo correr como previsto a lei entrará em vigor em 1 de Junho de 2014 e os primeiros casamentos serão realizados no dia seguinte.

O debate de duas horas na Câmara foi duro, o deputado Greg Harris disse que as famílias foram mantidas em separado e que se queriam tratar os cidadãos com igualdade aos olhos da lei então tinham de mudar isso.

Na chamada final irromperam os aplausos incorporados com discursos sobre o tema da igualdade e dos direitos civis, onde nomes como Obama, Martin Luther King Jr ou Matthew Shepard, foram ouvidos.

O Governador Pat Quinn disse em comunicado “hoje a casa de Illinois colocou-se do lado certo da história, Illinois é um lugar que abraça todas as pessoas e somos hoje um exemplo para o país”

Mas a busca da felicidade de uns exalta a ira de outros, alguns líderes religiosos que já preveniram ser uma oposição feroz perante alguns candidatos que votaram sim à alteração da lei.

Os republicanos juntaram-se na votação favorável à lei, entre eles o ex-líder da minoria Tom Cruz de Oswego que em comunicado disse “Para mim, apoiar a igualdade no casamento não é apenas a decisão certa, mas também coerente com a minha crença na liberdade individual e na igualdade".

Estado já tinha uniões civis

O estado de Illinois já tinha uma lei de uniões civis com direitos iguais para casais de sexo diferente e casais do mesmo sexo desde 2011. A lei de uniões civis concedia alguns dos direitos do casamento como benefícios fiscais (a nível do estado), emergência médica o poder de decisão eo direito de controlar a disposição dos restos mortais, entre outras questões.

Mas as uniões além da conotação de "casamento de segunda classe" podem ter problemas em ver a sua união reconhecida fora do estado, e em algumas situações alguns direitos podiam ser negados no próprio estado do Illinois. Legalizar o casamento para gays e lésbicas vai acabar com estas distinções.

A igualdade no casamento já era reconhecida nos EUA nos estados de Califórnia, Connecticut, Delaware, Iowa, Maine, Maryland, Massachusetts, Minnesota, New Hampshire, Nova Jersey, Nova York, Rhode Island, Vermont, Washington, e aindo o Distrito de Columbia. Com esta votação mais 12 milhões de habitantes do Illinois juntam-se a esta lista em Junho de 2014. Neste momento mais de 1/3 da população dos EUA vive em estados com igualdade no casamento em vigor e o apoio nas sondagens mais recentes a esta medida é superior a 50% em todos os estados.

 
On-Line
Arquivo Notícias (2013)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal