Pesquisa:
 

Domingo, 5 Julho 2009 05:25

ESPANHA
Madrid reúne um milhão no "orgullo"



De acordo com a organização, um milhão de pessoas participaram nas festividades de rua neste sábado.


O bairro da Chueca em Madrid foi o centro das celebrações do Orgulho LGBT que este ano foi focado na juventude LGBT e na liberdade na escola com o lema "Escola sem armários".

A parada propriamente dita de sábado teve 31 carros arrancando em Puerta de Alcalá e tendo a leitura do manifesto na Plaza de España.

A ocasião também marcou o anúncio da primeira igreja inclusiva de Espanha. ‘La iglesia de gays y transexuales’ é uma cisão dos evangelistas de Valencia, mas a localização exacta foi mantida em segredo por enquanto. A nova igreja pretende formar padres que celebrem casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

As festividades do "orgullo" de Madrid alongaram-se por quase duas semanas com diversos debates, um torneio desportivo e muitas, muitas festas quer oficiais, quer "paralelas".

E nem todos estão de acordo com este modelo. Por um lado os habitantes do próprio bairro queixam-se do ruído excessivo e defendem o seu direito a dormir descansados. A ideia é no futuro haver melhor controlo sobre os níveis sonoros dos eventos noturnos.

Por outro lado a coligação COLEGAS (uma federação de associações LGBT) manifestou-se contra o modelo que consideram demasiado comercial, identificando-o como "Fiesta del Estereotipo y Parque Temático del Dinero Rosa" e criticando os objectivos comerciais da COGAM e FELGTB com as festas e concertos oficiais. A COLEGAS também pede que a Marcha Estatal seja deslocalizada e passe pelas diversas capitais de províncias de Espanha onde esta visibilidade seja realmente necessária.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2009)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal