Pesquisa:
 

Domingo, 3 Setembro 2017 09:51

CANADÁ
Secretamente, Canadá deu Asilo a dezenas de Chechenos gays



O Canadá conseguiu transferir silenciosamente mais de 30 pessoas, apesar dos riscos para as relações entre o Canadá e a Rússia


As evacuações, coordenadas pela ministra dos Negócios Estrangeiros, Chrystia Freeland, estão fora das convenções do direito internacional e podem prejudicar as relações já tensas entre a Rússia e o Canadá. Mas o governo liberal decidiu agir mesmo assim.

O Canadá aceitou um grande número de pessoas que estão em grande perigo, e isso é espectacular. O governo canadiano merece muitos elogios por demonstrar tal abertura e boa vontade para proporcionar um santuário para estas pessoas. Eles fizeram o que está correcto Tanya Lokshina, Human Rights Watch

O Canadá tem uma tradição de boas vindas em situações de asilo, mas recentemente tem tido problemas em receber os milhares de pedidos de asilo de pessoas que transitaram dos EUA, na sua maioria haitianos, com forte críticas da oposição populista.

Mas o governo concluiu que a situação era única: as forças de segurança chechenas estavam a atacar homens gays de forma sistemática, e isso implicava um resgate imediato. O programa foi mantido em segredo há meses. As organizações não-governamentais envolvidas também mantiveram silêncio.

No entanto, Kimahli Powell, diretor executivo da Rainbow Railroad, uma ONG canadiana sediada em Toronto, disse ao jornal Daily Mail que chegou o momento de falar publicamente sobre estes refugiados, porque aqueles que queriam chegar ao Canadá estão agora presentes e as novas chegadas precisam de ajuda com o emprego, formação na língua e aconselhamento, que são difíceis de disponibilizar em segredo.

Situação preocupante

Em Abril foram denunciadas as primeiras perseguições sistemáticas de homens homossexuais na república da Chechénia, parte da Rússia. Nos meses seguintes a situação complicou-se ainda mais com relatos de perseguições também a pessoas trans e com um discurso oficial das autoridades locais a incentivar o assassinato de gays. O governo central da Rússia, que também tem um histórico de opressão de direitos humanos de pessoas LGBT, prometeu analisar a situação mas sem nenhum efeito visível.

Se nós temos essas pessoas [gays] aqui, então eu digo-lhe oficialmente, seus parentes vão acabar com eles, por nossa fé, nossa mentalidade, costumes e tradições. Mesmo que seja punível de acordo com a lei, nós os apoiaremos Ramzan Kadyrov, Presidente da Chechénia, Jul 2017

CANADÁ: Secretamente, Canadá deu Asilo a dezenas de Chechenos gays

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2017)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e QUATRO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal