Pesquisa:
 

Segunda-feira, 3 Janeiro 2011 11:52

UGANDA
Gays ganham processo em tribunal



O movimento LGBT no Uganda tem razões para comemorar: os tribunais decidiram a seu favor num processo contra um jornal que incitava os leitores a enforcarem os gays e lésbicas.


Em outubro de 2010, o jornal Rolling Stone apresentou uma lista de supostos homossexuais e na primeira página tinha um destaque com a frase "Enforquem-nos". O artigo além de nomes e fotos também tinha indicações sobre os locais onde viviam.

Segundo os testemunhos apresentados alguns dos visados foram alvos de ataques homofóbicos devido ao artigo do jornal.

Além de dar razão aos queixosos o tribunal também emitiu uma ordem que proíbe o jornal de publicar fotos e endereços de pessoas homossexuais no futuro.

O Uganda também foi notícia por em Outubro de 2009 ter sido apresentada uma proposta de lei que pedia a pena de morte para gays em algumas situações. A legislação também criminalizava pais e autoridades escolares que não divulgassem a homossexualidade de crianças.

A proposta foi duramente criticada pela comunidade internacional que ameaçou cortar a ajuda financeira de que o país africano depende.

Mesmo sem aplicação da proposta os actos sexuais consentidos entre adultos do mesmo sexo já são criminalizados no Uganda podendo ser aplicada a prisão perpétua.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2011)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal