Pesquisa:
Dia da Liberdade
 

Sexta-feira, 31 Dezembro 2010 17:10

PORTUGAL
2010 em notícias



O ano está mesmo a acabar e apresentamos aqui algumas das notícias mais relevantes que divulgamos no PortugalGay.pt este ano.


Em Janeiro tivemos algumas boas notícias: nos EUA um novo estudo veio confirmar que ter dois pais ou mães do mesmo sexo não afecta a felicidade das crianças, em Cuba deu-se início às cirurgias de redesignação de sexo, no Canadá uma transexual ganhou um processo contra o Facebook e em Portugal foi aprovado no Parlamento o casamento civil para gays e lésbicas.

Em Fevereiro nos EUA vimos um apoio crescente aos militares abertamente homossexuais, e uma nova campanha no Brasil de prevenção ao VIH.

Em Março Daniel Radcliffe participa num anúncio televisivo de prevenção do suicídio entre jovens LGBTTI, Ricky Martin afirma que é homossexual e na Austrália, Norrie May-Welby, de 48 anos, consegui obter documentos sem identificação do género legal.

Em Abril Cyndi Lauper, Anna Paquin, Elton John, Jason Mraz, Cynthia Nixon, Whoopi Goldberg, Wanda Sykes, Sharon Osbourne, Clay Aiken e Kevin Alejandro participam na campanha I give a Dam! aumentando ainda mais a visibilidade do problema dos suicídios entre jovens LGBTII.

Em Maio ficamos a saber que estarão disponíveis testes VIH gratuitos durante a Parada de São Paulo, e a Câmara dos Representantes nos EUA aprova a presença de militares abertamente gays e lésbicas.

Em Junho realiza-se o casamento entre Teresa e Helena marcando assim uma nova fase nos direitos LGBTTI em Portugal. Infelizmente a parentalidade é algo que fica excluído para os casais do mesmo sexo. No mesmo mês Cristiano Ronaldo apoia igualdade no casamento numa entrevista.

Em Julho no Brasil passa a ser reconhecido o direito aos casais do mesmo sexo entregarem declarações conjuntas de IRS, é aprovada a igualdade no casamento na Argentina com o apoio claro da Presidente Cristina Fernández e na África do Sul Caster Semenya é autorizada a brilhar de novo. Em Espanha um milhão participam no Pride com foco na transexualidade.

Em Agosto realiza-se em Lisboa o Primeiro torneio LGBTH de Rugby, a Alemanha reconhece direitos de herança para casais do mesmo sexo e o Brasil avança nas questões da adopção por casais do mesmo sexo.

Em Setembro Lady Gaga defende publicamente o fim da Dont'Ask Don't Tell, e os direitos de gays e lésbicas avançam na Austrália.

Em Outubro são aprovados diplomas de agilização de alteração de documentos para transexuais, Flórida acaba com proibição de adopção para gays e na Austrália um casal de lésbicas tem gémeos quíntuplos.

Em Novembro duas transexuais são nomeadas juízas nos EUA e o casamento avança em dois estados da Austrália.

Em Dezembro ficamos a saber que o Plano Nacional para a Igualdade inclui orientação sexual e identidade de género e pelo mundo Carrey vem a público manifestar-se contra o bulling homofóbico, a futura ministra de Direitos Humanos do Brasil indica que apoia adopção por gays e lésbicas, Elton John é pai no dia 25, o Senado dos EUA aprova finalmente a presença de gays e lésbicas nas forças armadas (mas serão precisos alguns meses para a lei entrar em vigor) e na Roménia um treinador de futebol é sancionado por declarações homofóbicas.

Infelizmente o ano também foi marcado por dezenas de mortes de pessoas transexuais por todo o mundo, diversos relatos de agressões (físicas e/ou verbais) a eventos LGBT (como na Sérbia, Rússia) e outros tipos de perseguições em países como o Quénia e Uganda.

Veremos o que 2011 nos reserva sendo certo que já nos primeiros dias do ano deveremos ter novidades do Presidente da República sobre a promulgação, ou não, da Lei de Identidade de Género.

 
On-Line
Arquivo Notícias (2010)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas QUATRO e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal