Pesquisa:
 

Segunda-feira, 2 Julho 2007 18:14

ESPANHA
Dois milhões na Parada Gay de Madrid



Cerca de dois milhões de pesoas estiveram reunidas na parada gay de Madrid, neste sábado, fechando quatro dias intensos de programação do orgulho gay por ocasião do Europride.


A multidão celebrou a gestão do governo Jose Luis Zapatero, que como nenhum outro governante soube dar aos gays os direitos a que eles merecem, mesmo dentro de uma sociedade supostamente católica.

Este ano a parada foi aberta pelas alas das nações sul-americanas, cada qual com sua bandeira e reivindicações, com delegações de Argentina, Perú, México, Uruguay, Costa Rica e Chile com uma faixa dizendo: América Latina avança. Atrás delas vieram as delegações das comunidades autônomas da Espanha.

Em geral, gays, lésbicas, travestis e transexuais espanhóis comemoraram com muita música e alegria a legalização do Casamento Civil para casais do mesmo sexo em 2005, o direito à adoção e de leis que garantem a transexuais a sua cidadania.

Durante o Europride, turistas de todo o mundo desembarcaram em Madrid e se reuniram no bairro Chueca onde ocorreu a maioria dos cerca 200 eventos culturais.

De 1939 a 1075, a ditatura Franco impôs regime de ferro a homossexuais, onde a homossexualidade permaneceu ilegal até 1977. Foi com o governo socialista de Zapatero que homossexuais tiveram sua liberdade e reconhecimento assegurados, tornando a Espanha o país mais avançado em termos de direitos gays.

(Publicado originalmente em www.gay.com.br , algumas passagens editadas por PortugalGay.PT)

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2007)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e QUATRO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal