Pesquisa:
 

Quarta-feira, 4 Julho 2007 20:16

PORTUGAL
Infarmed autoriza comercialização de medicamento abortivo em Portugal



A substância abortiva Mifepristone vai começar a ser comercializada em Portugal, podendo ser comprada directamente pelos hospitais a uma empresa nacional autorizada a introduzir o fármaco no mercado.


Segundo uma circular do Infarmed (Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde) distribuída hoje, foi concedida à empresa MediRex Pharma uma autorização excepcional para "comercializar, exclusivamente em meio hospitalar", o medicamento Mifepristone.

De acordo com o assessor do Infarmed, esta autorização irá facilitar a aquisição do fármaco utilizado na interrupção da gravidez por parte dos hospitais.

Como o medicamento não era comercializado no país, os hospitais que decidissem importá-lo tinham que solicitar uma autorização de utilização especial para poderem adquirir a pílula no estrangeiro.

Segundo o Infarmed, cerca de 25 hospitais já tinham pedido a autorização de utilização especial, procedimento que a partir de hoje deixa de ser necessário.

Ao abrigo do novo processo, cerca de duas dezenas de hospitais já encomendaram o fármaco.

O mifepristone - um fármaco que actua nos receptores da progesterona, impedindo a actuação desta hormona como estabilizadora do útero - é recomendado desde o ano passado pela Organização Mundial de Saúde para a interrupção médica da gravidez em meio hospitalar por tornar este procedimento "mais seguro e eficaz".

Marcadores/Tags:

#portugal #saúde ano 2007

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2007)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal