Os Gay Games são abertos a todas as pessoas que queiram neles participar, independentemente da sua orientação sexual e reúne pessoas do mundo inteiro. Esta edição conta com mais de 10300 participantes que competem em 35 modalidades e é um dos maiores eventos desportivos a nível mundial em termos de participantes. O evento é organizado de forma a permitir a participação de múltiplos níveis de especialização dos participantes.
Pela primeira vez este evento desportivo contará com a presença de uma presença portuguesa organizada numa comitiva com 35 atletas, baseada na Associação Desportiva Boys Just Wanna Have Fun (BJWHF), nas modalidades de atletismo, futebol, voleibol e natação a contará com atletas de nacionalidade portuguesa mas residentes fora de Portugal no Ténis, Dancesport e Artes Marciais.
Esta participação da Associação Desportiva BJWHF não passou despercebida ao Estado Português, que se fará representar pelo Secretário de Estado da Juventude e Desporto, Dr. João Paulo Rebelo, que irá assistir a algumas das provas com atletas portugueses, bem como participará num encontro com a comunidade portuguesa junto à Câmara de Paris que contará com a atuação do Fado Bicha.
O PortugalGay.pt esteve nos Gay Games 2002, em Sydney, onde pudemos testemunhar não só a presença da então muito recente nação de Timor Leste, como da participação conjunta na cerimónia de abertura da Índia e Paquistão, duas nações com antagonismos claros, mostrando que também nas questões de nacionalidade os LGBT+ podem mostrar um caminho melhor ao mundo.
Vamos acompanhar também de perto os jogos de Paris 2018, é estar atento às nossas notícias aqui.