Numa altura em que a Austrália está num processo de votação postal pela igualdade no casamento, gerou-se uma nova polémica com os planos de o rapper Macklemore apresentar-se na final nacional da Rugby League.
Políticos no país exigiram que Macklemore seja proibido de cantar o hino gay de 2013, Same Love, com o ex-primeiro-ministro Tony Abbott, que tem assumido o papel de líder do lobby contra a igualdade no casamento, a pedir que a música seja proibida. A ajudar no preconceito, o ministro da Imigração, Peter Dutton, disse que deveria ser tocada uma música anti-casamento gay para "equilibrar" o evento embora não tenha sido capaz de dar um exemplo de uma adequada.
A controvérsia só teve um resultado: a música de Macklemore chegou rapidamente aos tops nacionais incluindo a loja iTunes.
E o próprio Macklemore entrou na luta.
Estou a receber muitos tweets de brancos velhos e irritados da Austrália ... Acho acho que há uma petição para me proibir de cantar. Tempos interessantes estes na Austrália ... eu vou entrar com mais força! Macklemore
A "Coalition for Marriage", que é contra o casamento equalitário, muitas vezes afirmou que apenas apoia a "liberdade de expressão", mas desta vez considerou "bizarro que o NRL tenha optado por usar a animação de intervalo para transmitir uma mensagem que milhões de australianos não concordam".
Tony Abbott, que foi vaiado quando apareceu na final de 2014, escreveu no Twitter: "Os fãs não devem ser submetidos a uma grande final politizada. Desporto é desporto!"
No início desta semana, a própria filha de Abbott, Frances Abbott, apareceu num anúncio pela campanha do Sim.
Ninguém escolhe com quem se apaixona
O amor simplesmente acontece às vezes e é inesperado e é um tipo de coisa incrível por isso mesmo Frances Abbott
O pai, Tony Abbott, que liderou o país até 2015, pediu aos australianos que votem contra a igualdade contra os desejos de sua própria irmã, Christine Forster, que está na fila à espera de ter o direito de se casar com a sua namorada de longa data. Ele conseguiu chocar o país no mês passado, quando pareceu sugerir que seria "melhor" para os filhos da sua irmã se fossem criados por um casal heterossexual.
E, para piorar ainda mais a sua imagem pública, Tony Abbott recentemente visitou o grupo extremista cristão Alliance Defending Freedom baseado nos EUA, que é conhecido por pressionar países de todo o mundo a manterem leis de sodomia que proíbem o sexo entre pessoas do mesmo sexo.