Merkel fez uma declaração aparentemente inócua numa entrevista com a revista Brigitte na qual disse estar a favor da liberdade de voto, numa reviravolta relativamente à sua posição anterior sobre a igualdade no casamento para casais do mesmo sexo que ela disse poder por em causa "o bem-estar das crianças".
Mesmo com uma esmagadora maioria dos alemães a afirmar o seu apoio à mudança legislativa, Mekel tinha dito anteriormente que "Para mim, o casamento é um homem e uma mulher que vivem juntos".
Mas a mudança de posição pode ser mais do que uma questão idológica... um por um, todos os potenciais parceiros de coligação para as próximas eleições de Setembro afirmaram publicamente que são a favor da igualdade no casamento. Isto inclui o seu parceiro atual minoritário, o SPD.
Mas Merkel explicou que esta sua surpreendente mudança teve uma razão de ser: ela conheceu um casal de pessoas do mesmo sexo, tal como referido no LA Times.
Eu tive uma experiência de que mudou a minha vida no meu distrito natal Angela Merkel
Merkel explicou que foi convidada para jantar com um casal de lésbicas que tinham a tutoria de oito filhos. O chanceler viu que as crianças eram bem tratadas, e perceberam que suas crenças e as de seu partido eram infundadas.
Se os serviços sociais confiam a tutoria de oito crianças a um casal de lésbicas, então o Estado não pode mais usar o bem-estar infantil como argumento contra as adoções Angela Merkel
.