Este ano a cerimónia terá ocasião no Teatro do Bairro, no próximo dia 11 de Janeiro com início previsto para as 21:30, e com apresentação a cargo de Ricardo Araújo, rosto conhecido dos “Gato Fedorento”.
Os destacados este ano incluem campanhas e entidades como a Campanha ‘Dislike Bullying Homofóbico’ que visou a discriminação das pessoas LGBT com foco sobre o bullying homofóbico e transfóbico e a Escola de Polícia Judiciária pelo trabalho sistemático de formação de profissionais desta força de segurança contra a discriminação e contra os crimes de ódio com base na orientação sexual ou identidade de género.
Mas também temos indivíduos reconhecidos como Lourenço Ódin Cunha pela sua postura no programa da TVI “Secret Story” como homem transexual tornando desta forma as pessoas transexuais mais visíveis, Manuel Luís Goucha pela sua recusa ao insulto homofóbico e o cuidado de nos programas dos quais é responsável abordar as questões LGBT e Pedro Lopes, autor das telenovelas "Dancin' Days" e "Sol de Inverno", onde garantiu a presença sistemática de personagens homossexuais no horário nobre da SIC.
E uma referência especial aos deputados e deputadas que votaram a favor do projeto de coadoção por casais do mesmo sexo, representadas/os pelas/os promotoras/es do projeto, Isabel Moreira e Pedro Delgado Alves.
Os troféus foram concebidos por Rodrigo Oliveira e depois da entrega dos galardões a festa será animada pelos DJ Simplesmente Maria e DJ António Almada Guerra.