O momento foi exibido em todo o mundo, com comentadores reconhecendo Matt Wilkas como o namorado de Kenworthy e mostrando apoiantes acenando bandeiras do arco-íris.
Eu nunca vi um atleta gay beijando o seu namorado nas Olimpíadas - acho que se tivesse visto, as coisas seriam mais fáceis para mim.
Para poder fazer isso, dar-lhe um beijo, ter essa afeição transmitida para o mundo, é incrível
A única forma de realmente mudar as percepções, quebrar barreiras, quebrar a homofobia, é através da representação. Gus Kenworthy
Ele explicou que foi algo que nunca teve quando criança e que nunca viu um atleta gay beijando o seu namorado nas Olimpíadas.
Wilkas disse que estava feliz em ver relações homossexuais como as suas tratadas com normalidade.
Eu imagino que seria um momento fantástico para um jovem gay ver um atleta impressionante tão aberto e orgulhoso de si mesmo e não se importando com o que alguém pensa da sua sexualidade Matt Wilkas
Pyeongchang é a segunda Olimpíada de Inverno de Kenworthy, e a sua primeira como atleta abertamente gay. Ele disse que se sentiu "horrível" por ter estado "no armário" nos Jogos de Sochi na Rússia em 2014. Antes dos Jogos deste ano, Kenworthy usou as redes sociais para agradecer ao seu namorado e sua família pelo apoio.