Centenas de pessoas assistiram ao primeiro pride LGBT+ oficial, realizado na capital do país, Pristina. Já tinham realizadas marchas não oficiais no país anteriormente, num esforço para combater a homofobia e a transfobia.
O presidente do país, Hashim Thaçi, que liderou o país para a independência em 2008, marchou no desfile. Ele escreveu no Twitter:
Como presidente da República, juntem-me hoje com centenas de ativistas #LGBTI para o #KosovoLoveParade. A constituição de #Kosovo protege o amor! #Pride Twitter Hashim Thaçi
A marcha, com o tema "Em Nome do Amor", foi realizada por organizações não governamentais e pretende-se tornar um evento anual. Além de centenas de ativistas e o presidente do país, a popstar Dua Lipa, que nasceu no Kosovo, enviou seu apoio.
O Kosovo teve a primeira marcha do orgulho hoje em Pristina. O amor é amor ❤️🏳️🌈 Twitter Dua Lipa
Um relatório de 2015 da Instituição Democrática Nacional, uma organização dos EUA que promove instituições democráticas, descobriu que pessoas homossexuais e transgéneras enfrentam níveis significativos de homofobia na região.
O artigo 37 da constituição do país afirma que "todos gozam do direito de se casar".
No entanto, o artigo 14, que está escrito em Lei sobre a Família, afirma que "o casamento é uma comunidade legalmente registada de duas pessoas de diferentes sexos".
Os ativistas LGBT estão trabalhando para que o Artigo 14 seja descartado para que o país europeu possa finalmente alcançar a igualdade matrimonial.
A marcha teve ampla repercussão nos media em geral e nas redes sociais em que se reforçava além da mensagem de amor e igualdade, o facto da marcha ter decorrido sem incidentes e sem necessidade de qualquer proteção especial por parte das autoridades.