Comentários
Votos (95)

30 Out 2000 23:39
Um filme interessante, se o analisarmos numa prespectiva da obsseção do desejo sexual. Está provado que a descriminação social leva a comportamentos um tanto ao quanto marginais e perversos. Julgo que é esta mensagem que o realizador quer deixar. Quanto ao filme em si, podia-se ter evitado a parte final, na lixeira! E fiquei com pena do actor principal não ter "comido" o gajo bom da moto!

30 Out 2000 19:26
O fantasma é um filme sobre o desejo. E o desejo é algo que não se explica. Nesse aspecto é um filme soberbo porque nos faz mergulhar no universo do desejo obssessivo do protagonista. Tenho pena que a maior parte das pessoas que irão ver o filme vão à procura das cenas de sexo explícito e o filme é muito mais que isso. Para os outros que não pertencem ao mundo gay o filme irá apenas confirmar os estereotipos existentes sobre os homosexuais: depravados sempre à procura de sexo ocasional. É pena...

30 Out 2000 10:40
Ritmo muito lento. Pobre abordagem da mensagem que pretende passar.

29 Out 2000 15:27
É o costume: o gay é o pior inimigo do gay. O realizador devia ter acabado na tal lixeira, antes de ter rodado o filme. Alguém tem o email do polícia?

28 Out 2000 22:18
Sinceramente, fiquei envergonhado por se considerar "aquilo" um filme gay... Como se já não bastasse o preconceito e as ideias erradas acerca da homossexualidade, ainda surgem e são divulgados desta forma filmes desta natureza. Se muitos dos homossexuais que vêem o filme saiem da sala enojados, imagine-se o que não acontecerá com pessoas menos preparadas?!? Sim, porque no filme só fica mesmo a faltar ver o protagnista a devorar criancinhas... tudo o resto está lá. E embora o realizador diga que é um filme sobre desejo e não sobre sexo homossexual ou homossexualidade, não sei se será "desejo" que as pessoas vêem naquelas imagens... Quanto a toda a publicidade em torno do filme, custa-me a acreditar que não esteja relacionada com um lobby anti-homossexual...

28 Out 2000 18:41
A lixeira final era imeeeeensa! Sem necessidade.

27 Out 2000 20:45
Vi o filme por engano, não sabia bem do que se tratava, acheio nojento e sem pés nem cabeça, depois a comunidade gay não quer ser discriminada, eu acho impossível pq. não se comportam as pessoas com dignidade e descrição, como todos os outros?

27 Out 2000 0:18
Sinceramente acho a parte final do filme um pouco surreal de mais. Dificil de entender minima,ente. Será que ele chegou a vias de facto (ainda que por violação) ao moço da mota? Sinceramente não percebi!

26 Out 2000 23:41
Achei o filme muito pesado. Não será desta que, com um filme, poderemos tentar mudar a forma como os "heteros" nos vêem

26 Out 2000 23:31
Qual o sentido do filme? Qual o fio condutor?