Comentários
Votos (94)

8 Abr 2006 20:54
Penso que será importante esclarecer dois aspectos relacionados com o não uso de preservativo entre duas pessoas seropositivas. Por um lado, sabe-se actualmente que a uma carga viral indetectável no sangue, não corresponde sempre uma carga viral indetectável no esperma; por outro, os genitais masculinos funcionam como "santuários" onde às vezes se albergam vírus com um padrão genético diferente dos que circulam no sangue periférico, com mutações que podem conferir resist~encias a alguns fármacos. Penso que esta informação pode ser importante para decidir o uso ou não do preservativo, sendo que o risco é sempre maior para quem é penetrado. Cuidem-se bem Maria José Campos, médica

8 Abr 2006 20:48
teste?

8 Abr 2006 18:24
Cuidem-se bem. Sucesso prá vcs na sondagem. Bjs.

8 Abr 2006 10:28
Muito agradeco ser considerado 'jovem' e aceito o julgamento de ser visto como 'irresponsavel' ou os nossos medicos como 'negligentes'. O que e um facto e que as analises de sangue de ha mais de um ano dizem que a carga viral e indetectavel e que o sexo que temos em nada afecta a forma como o virus afecta ou nao os nossos corpos. A cada um a sua decisao, mas os nossos medicos (nao, nao vivemos em Portugal e os nossos medicos nao sao Portugueses; talvez dai a diferenca de opiniao?...) nao acham nenhum problema com isso. Todos os testes tem resultados perfeitamente normais e ate bastante positivos (passe-se a ambiguidade do termo). Talvez mais problematico seja o facto de que 32% das pessoas que responderam a este inquerito tiveram sexo muitas ou algumas vezes sem preservativo e nunca fizeram um teste para poderem saber o resultado e acompanhar o seu progresso (ou decadencia) fisico e medico.

8 Abr 2006 5:22
Aos comentários trocados antes de mim, devo dizer que o Sr Miguel não poderia estar mais certo, e duvido que exista em Portugal um unico médico inconsciente a ponto de dizer que não tem prolemas haver sexo entre dois seropositivos sem protecção,... diria mesmo que tenho as minhas sérias duvidas que os medicos destes senhores saibam que eles tem sexo sem protecção um com o outro,... ao saberem serão tão irresponsaveis quanto estes dois "jovens", para não dizer criminosos por negligencia, por omissão,...

7 Abr 2006 8:07
Caro Miguel, Agradeco a consideracao e o seu email, mas eu e o meu parceiro estamos ambos conscientes das consequencias de fazer sexo sem presevativo e permita-me discordar em parte do que diz. Concordo que se deve usar preservativo na maior parte das ocasioes, sobretudo nao sabendo o estatuto de HIV do parceiro, e q. No entanto, quer eu quer o meu parceiro consultamos os nossos medicos e temos versoes do virus que nao sofreram mutacoes e resistencia a medicacao. Como tal, sabemos que as nossas cargas virais nao afectam em nada a nossa saude. Inclusivamente, temos testes de sangue de rotina e quer nos quer os nossos medicos sabe que nqo temos problemas.

6 Abr 2006 19:56
Meu Caro Amigo, Espero que tudo esteja bem consigo. No entanto, e a propósito do seu comentário, devo dizer-lhe que não entendo que tipo de conselhos lhe têm dado os médicos que (suponho) o estão a seguir, monotorizando a sua seropositividade. Isto porque é do conhecimento geral que um seropositivo não deve NUNCA em circunstância alguma ter sexo sem preservativo, MESMO com outro parceiro que também seja seropositivo. A explicação técnica seria demasiado fastidiosa, mas poderei simplificar dizendo-lhe que o vírus HIV tem diferentes tipos e sofre mutações de "identidade" rapidíssimas. Significa isto que ao ter contacto com o vírus do seu parceiro, se está a re-infectar, e vice-versa. Tal situação é ainda mais grave se algum dos dois já estiver a fazer algum tratamento com anti-retrovirais, visto que aqueles se "viciam" e deixam de ser eficazes. Sem o querer alarmar, sugiro que esclareça com a brevidade possível com o seu médico assistente a situação. Entretanto, fico à sua disposição para se quiser, me contactar por e-mail. Terei todo o gosto em esclarecê-lo mais detalhadamente. Um abraço do Miguel Rodrigues Pereira (Seropositivo, fundador e ex-presidente da Abraço)

5 Abr 2006 8:04
Respondi 'Sim, muitas vezes. E não fiz um teste do VIH/SIDA no mesmo período.' mas a ultima vez que fiz o teste foi ha 5 anos e deu positivo. Nos ultimos 2 anos eu e o meu companheiro (tambem positivo) nao usamos preservativo porque somos monogamos.