Comentários
Votos (148)

19 Set 2005 10:53
o k ede eu dixer

19 Set 2005 0:44
poix.....na sabem o ke perdem ::!::

18 Set 2005 4:16
os + jovens sim , ja aceitam e veem os homossexuais com normalidade , na provincia, e os + velhos , claro ke nao.

17 Set 2005 12:28
Não creio que haja consenso na aceitação nacional. Os grandes centros ainda são os lugares onde encontramos maior compreensão e informação sem tabus.

17 Set 2005 11:54
Trabalho num estabelecimentgo de ensino superior. Continuo a ouvir frequentemente entre os estudantes, supostos ser uma elite intelectual, expressões derisivas e piadas sobre "os paneleiros".

17 Set 2005 3:14
Para o anónimo anterior, sentimentos confusos e inexplicáveis? Confusos porquê? Não será algo tão natural como ter nascido com cabelo castanho ou olhos azuis? As coisas muitas vezes por não serem lineares não quer dizer que sejam simples... claro que é compreensível que sejam confusos numa fase jovem, pré-adolescente, mas não é a imagem de confusos e pobres de espírito que queremos dar quando adultos certo? Aldo.

16 Set 2005 20:50
Na vida tudo é possível! Mas no AMOR nada é escolhido, apenas somos confrontados com sentimentos confusos, incontroláveis mas inesplicáveis!

16 Set 2005 20:37
No geral, é aceite pela tolerância pese embora muita juventude tenha repulsa por ser ou ter tendências gay.

15 Set 2005 15:40
Muitos dels, até mesmo dentro das grandes cidades, têm problemas em lidar com ela.

15 Set 2005 14:23
Para margon43: Ser gay não é ser-se bicha! Gay (do inglês) Homossexual Masculino (dicionário portugalgay.pt). Serve como identificação entre homossexual masculino (gay) e homossexual feminino (lésbica). Simplificação unica e exclusivamente. Não confunda com queer/queen.

15 Set 2005 12:26
É confusa esta pergunta. Ou aliás é confusa a resposta. Há quem aceite. há quem não aceite, mas mesmo dentro dos que aceitam, tenho sempre duvidas sobre os condicionalismos. É esta ainda a junventude que temos

15 Set 2005 7:53
Tambem vivo em Inglaterra e acho que a aceitacao e igual na maior parte dos paises: dependendo de muitos factores ha jovens que aceitam e outros que nao. Ainda ha muita ignorancia e muito a percorrer para a aceitacao da homossexualidade na sociedade, por parte dos heterossexuais (e dos homossexuais tambem).

15 Set 2005 5:19
Existe realmente um longo caminho a percorrer, no entanto, na minha opinião, é necessário e fundamental que existam pride's, revistas, programas, etc. Isto porque é necessária uma visibilidade da própria comunidade e de todas as vertentes que existem na subcultura LGBT. A história tem mostrado isso mesmo, na luta pela emancipação da mulher, pela igualdade racial e pela liberdade sexual foi necessário todo um conjunto de manifestações por parte desses mesmos grupos marginalizados, mesmo que essas manifestações sejam tão simples como a de Rosa Parks, que, para quem não sabe, "ousou" sentar-se num dos bancos do autocarro onde viajava, bancos esses apenas destinados a cidadãos brancos, porque é que ela o fez? Simplesmente porque estava cansada de estar em pé... O esforço para igualdade de direitos é da responsabilidade de cada um de nós. Se encararmos a nossa orientação sexual como natural e corrente, isso reflectir-se-á nos que nos rodeiam. É preciso mostrar que a subcultura gay existe, seja ela com plumas ou sem elas. O facto de as manifestações de 28 de Junho se chamarem Pride passa por isso mesmo, pela aceitação de uma comunidade por parte dos outros e por nossa parte, com os defeitos e virtudes que a definem. Assim, com certeza, irão compreender que nem todos os homossexuais sao efeminados, ateus, musculados, sensíveis, promíscuos, etc... Quanto ao comentário do Zé, a palavra gay é o sinónimo de homossexual masculino e lésbica o sinónimo de homossexual feminino. =)

15 Set 2005 0:43
Penso que haverá um percurso muito longo a percorrer. Não acredito porem que uma inundação de revistas, de marchas, de prive?s, etc. seja a solução para o caso. Puderam ter um certo impacto, positivo ou negativo, dependendo de pontos de vista e de formas como sejam elaboradas. Acredito sim num quotidiano, em pequenos passos, pequeninos que sejam, em que NATURALMENTE cada um constrói uma pequena vitória diária. Não pudemos cruzar os braços à espera que as associações, movimentos e os OUTROS, consigam tréguas e caminho macio para nós após a luta erguermos bandeiras de vitória. Cabe a cada um a sua pequena batalha, mas na minha opinião, não de uma forma plumosa, não de uma forma forçada, nem com o brilho da lantejoula, apenas de uma forma NATURAL.

14 Set 2005 17:43
Nao sei pois vivo em Inglaterra. Os jovens daqui sei que aceitam, mas os dai nao sei.

14 Set 2005 12:12
Não concordo que s efaça mais revistas gays como diz ó anónimo no comentário anterior... A confusão está precisamente aí....na palavra GAY , que eu saiba homossexualidade nada tem em comum com o significado semântico da palavra GAY. Ser homossexual é uma ORIENTAÇÃO, tão normal como a HETERO, BI OU TRANS...ser GAY, é de todo um comportamento !... Que se traduz em bichisse..exuberância...doidisse...para não dizer mariquice..pois faalr em ser alegre..acho que é mais uma utopia a dar a este termo. Basta de passar a IMAGEM cada vez mais á Sociedade que ser homossexual..é ser GAY..falem nos locais de direito sobre a homossexualidade, mas dos afectos e do AMOR, da PAIXÃO, do NAMORO, igual ao HETEROSSEXUAL. Começa a ser horrível, ver a Tv com programas de bichas afeminadas a faalrem de opções sexuais....Como é possível os próprios homossexuais..continuarem a dizer que fizeram uma opção sexual ???? Enfim....desta forma, a homossexualidade em Portugal, nunca alcançará a vitória do País vizinho. Aliás...continuam a fazer aqui comentários anónimos...por isto, basta!... Zé

14 Set 2005 0:25
Acho que alguns jovens sim, mas ainda existe muita confusão relativamente à homosexualidade. Falar no geral é complicado, mas acho que os jovens no geral ainda têm muito que aprender sobre homosexualidade, racismo e xenofobia. Acredito que a maioria da população portuguesa que aceita a homosexualidade é jovem, mas dentro da faixa etária dos mais jovens os números talvez ainda não sejam tão positivos. É preciso fazer mais. E por favor! Façam mais revistas gays! Organizem-se por favor, por amor àquilo que mais prezam!!!!