Comentários
Votos (141)

23 Ago 2005 17:29
As pessoas não deixam de amar. E devem ser amadas.

23 Ago 2005 14:57
Vivo com outro homem há já algum tempo. Por vezes penso nesta questão e, sabendo o quanto eu o amo, se por acaso isso acontecesse, eu continuaria a ama-lo na mesma. Tentaria perceber como ele contraiu o virus e falariamos sobre isso. Quando há amor tem de haver cumplicidade em todos os sentidos. E mais, penso que são nestas ocasiões é que as pessoas precisam mais de ser amadas.

21 Ago 2005 15:05
Sou seropositivo e tenho uma relação com um seronegativo. Meus amigos, quando se ama não existem barreiras!!!

20 Ago 2005 18:08
Dificil mas bem possivel,embora dependesse de como essa pessoa apanharia o VIH+ ou HIV+ se depois de estar comigo ou antes de estar comigo e de tomarmos umas certas precauções para evitar que tambem eu fosse infectado,mas seria complicado sim,não impossivel.

20 Ago 2005 13:05
Eu tenho uma relacao ha 14 anos com uma pessoa HIV+ e nunca me arrependi. Nada melhor no mundo que amar e ser se amado.

19 Ago 2005 9:25
Não sei explicar o pq mas penso que nunca teria um relacionamento sexual com um seropositivo

19 Ago 2005 8:13
Sou seropositivo e actualmente tenho um namorado tambem seropositivo. Ja tive tambem um namorado seronegativo. No entanto, o facto de uma pessoa ser seronegativa e a outra seropositiva numa relacao faz muita diferenca, por muito optimista que esta estatistica seja. Na verdade, agora nao me veria a ter um relacionamento com uma pessoa seronegativa, por variaz razoes.

19 Ago 2005 1:56
Quem foge de um relacionamento emocional com alguem seropositivo, é porque não o ama verdadeiramente e sofre dum virus bem mais perigoso: o da descriminação, pois o HIV não ataca a capacidade de se deixar ser amado nem a de amar. Quem foge de uma relacão sexual é porque nunca ouviu falar duma coisa, que afinal já não é tão recente quanto isso: preservativo

18 Ago 2005 23:26
sinceramente não sei se teria um relacionamento sexual com um seropositivo. Emocionalmente não questiono, fisicamente (sexualmente) não sei.

18 Ago 2005 20:52
Nós adquirimos mais facilmente a consciência real da situação, quanto mais estivermos embrenhados na situação. Sou seropositivo à 9 anos e continuo a viver ou a tentar sobreviver feliz e satisfeito.

18 Ago 2005 10:57
esse facto nao impediria nada.desde que houvesse um pouco mais de segurança do que a normal.ate poderiamos a vir a ser mt felizes.ha mts que o sao

18 Ago 2005 10:28
Penso que é impossível ficar-se/ficarmos indiferentes perante a "tal opinião" acerca da sondagem. É, exatctamente, por causa de atitudes benévolas e pacíficas que ainda hoje se destruem povos, se alimenta a barbárie em algumas zonas do globo.. e se perpetua a Fome(havendo alimentos) ou se ataca os terrrsistas... quando o cerne da questão é outro... A passividade intelectual perante o que concordamos/discordamos é básica fonte do futuro e a tolerância justa possa ser construída. Não o contrário. Não chega de silêncios inocentes... perpetuados desde que a Humanidade o é ? Penso que sim!!!

18 Ago 2005 2:41
Boa noite, nunca entendi muito bem a situação de as pessoas se centrarem nas respostas dos outros para opinarem. O objectivo da sondagem (e os respectivos comentários inerentes) não deveria ser obter opiniões pessoais sobre a mesma? ? Corrijam-me por favor se estou errado! Tem de existir sempre alguém, em todas as sondagens que já li, que vem em carga máxima sobre alguém que tem uma ideia diferente da sua. Por vezes até fico receoso em dar opinião! Quando alguém se tenta elevar perante participantes, deveria ter o discernimento de saber respeitar a liberdade de expressão que todos possuem, concordando ou não. Se não lhe é pedido opinião deveriam ter a virtude de saber calar e centralizarem-se apenas na sondagem e na sua opinião pessoal. Quanto à sondagem, estando certo ou não (e dispenso comentários inquisitórios), não teria a coragem de ter uma relação ao nível sexual com alguém que antemão soubesse ser portador do vírus IHV / SIDA. Acrescento que nunca amaria alguém em que o conhecimento da pessoa fosse feito assente nessa base, pois isso seria sempre uma barreira que bloquearia que o afecto chegasse ao amor. Nunca deixaria o meu companheiro se por qualquer motivo (excepto traição) ficasse contagiado com o vírus, deixava-o pela traição e não pela doença. Quanto a relações afectivas, não me faz a minima diferença esse factor assim como outros tantos, desde que nunca me sentisse ameaçado com o risco de contágio. Acho que para além de qualquer afecto, nunca se deve perder a lucidez, e preservar sempre a vida (se todos o fizessem, creio que a doença não teria as proporções em que se encontra). Abraço.

17 Ago 2005 19:04
Infelizes respostas algumas que se encontram por aqui. Ainda haja gente neste mundo que ve um seropositivo como um ser humano com capacidade para amar e ser amado. Infelizmente o HIV e' a lepra social dos nossos dias, e todos os que nos rodeiam sabendo da condicao de um seropositivo afastam-se com tamanha rapidez enquanto o diabo esfrega um olho (o que as vezes pode ser bom quando se quer um assento num autocarro, :-). O amor nao escolhe condicoes, sexo, cor, credo, idade (aqui depende da idade), mas acima de tudo o amor nao escolhe o amor. A unica coisa que me impediria de me involver sentimentalmente com um seropositivo seria o pensamento e dor de saber que um dia mais cedo do que tarde tudo acabaria e que infelizmente eu talvez o sobreviveria, mas mesmo assim se o amor fosse tanto talvez eu decidisse morrer tambem nesse dia. Para o ANITODANET... vergonha e' fazer algo de errado e ter consciencia disso, se tens vergonha de ser quem es e tens consciencia disso, e tens medo que a tua familia descubra... o meu conselho e' muda de vida pois estas na vida errada. Beijos. Miguel

17 Ago 2005 18:37
Para o p_linha@hotmail.com - "No seu perfeito juízo..."? Mas alguém ama com juízo? quando se ama não é relevante que a pessoa seja seropositiva ou não... muito infeliz esse comentário....

17 Ago 2005 17:52
"Anónimo em 17 Ago 2005 2:23 ?amo e vivo com um seropositivo há 8 anos, tão simples quanto isso " Finalmente alguém com Bom Senso As 2 (duas) primeiras respostas (com o devido respeito) espelham ignorância. Quanto mais um/a homossexual/lésbica tem baixo nível cultural/estudos/meio social, maior é o disparate relativamente a ter/viver/amar-se/amar alguém com HIV ou na fase mais difícil, o SIDA. Por acaso alguém deixa de amar outro/a indivíduo/a por que tem Diabetes Hipertensão Arterial, Esclerose Múltipla, Obesidade? Por que não se propaga pelo pénis/ânus, pela vagina (na mulher)? Que ?raio?.... é assim tão difícil de perceber que cada um/a tem o dever/direito a ser responsável pela sua saúde e saber ter competências sociais para relacionar-se com terceiros e ter uma vida sexual satisfatória, quiçá uma relação afectiva, perfeitamente normal? O "choradinho" é muito português e já não cola, excepto para pessoas/organizações que vê, sempre, o ser Humano como um coitadinho. Para o diabo com tais gentes. Não há Direitos Humanos, para e nas Pessoas Homossexuais/Lésbicas/Transgenders, mesmo que possuam HIV? Só uma mentalidade mesquinha, dum país, que se torna cada vez, mais mesquinho é que se pode continuar a pensar assim. E isto implica diferentes tipos e níveis de pessoas, em diferentes extractos profissionais e não só..... O preconceito, quando acompanhado de má informação é endiabrado... mesmo que tenha o ?ar? de alguma cientificidade! E depois.... quando há consentimento entre dois adultos, que não escondem o que devem, ou que o fazem, racionalmente como direito, sem pôr em causa terceiros, alguém, POR ACASO, tem ?a ver? com ?ISSO?? Só a eles diz respeito. A mais ninguém. É um princípio básico de respeito: por nós próprios e pelos outros. E mais nada!!!!!!! A Vida, o Futuro de quem quer que seja, Homo ou não, com um problema de HIV ou SIDA, merece muito mais Respeito e Admiração, quanto de Qualidade de Vida e Amor, do que os "velhos do Restelo" insistem, sempre, em retomar cada vez que se fala disto.

17 Ago 2005 7:55
Não creio que alguém, no seu perfeito juízo, tivesse uma relação sexual com uma pessoa seropositiva. Acredito mais numa relação emocional, como por pura amizade. E mesmo assim seria difícil para alguns.

17 Ago 2005 7:12
Poxa, estou vivendo uma situação muito dificil mas ao mesmo tempo, apaixonante. Eu fui alertado pelo meu namorado que ele tinha o virus HIV. Eu fiquei muito triste, chorei muito. Preciso de apoio o mais rápido possível. Eu já fiz sexo Oral nele mas através do ânus. Porque não encontrei nenhum problema através deste meio mesmo porque eu pesquisei tudo ao respeito. E a região não estava lesada para apresentar sangue contaminado. Pessoal, encontro-me apaixonado mas com muito medo... Minha família não sabe de mim,,, E ficariam chocados se eu viesse á ser contaminado com tal doença. Aguardo contatos

17 Ago 2005 2:23
amo e vivo com um seropositivo há 8 anos, tão simples quanto isso