Comentários
Votos (104)

16 Ago 2005 18:08
Feliz Natal a todos!

16 Ago 2005 4:15
Mas para ser sincero, não sou praticante e a verdade é que ainda não estou decidido nisso. A maior parte de mim não crê num deus. Mas uma pequena parte ainda acredita em algo inexplicavel. Não sei se acredita ou quer acredtar, para tentar dar sentido á vida. Mas é melhor ficar por aqui...

15 Ago 2005 1:43
AfroUmbandista

14 Ago 2005 20:59
Ao Anónimo em 13 Ago 2005... Caro amigo os teu preconceitos precedem e bloqueiam a tua mente. Dizes que a tua liberdade termina quando a dos outros acaba....mas sabes - a tua liberdade termina quando a dos outros comeca. Nos teus preconceitos ofendes aqueles que na sua infinidade acreditam numa deidade, seja ela qual for: zoologica ou paleontologica. O natal nao foi inventado pelos Cristaos. Caro amigo, o 25 de Dezembro ja' era celebrado muito tempo antes da Cristandade existir, o Mitraismo celebrava o nascimento do salvador Mithra (o deus sol) nesse mesmo dia, e esse dia foi mais tarde adoptado como simbolo do nascimento de Jesus. Reconheco que o teu preconceito e' tanto que distorce a tua visao do mundo, e no teu conhecimento finito as religioes e os seu membros sao estereotipados com vestuarios, atitudes e simbolismos. Apenas que saibas que nem todos os Sikh usam turbante nem suas mulheres o vermilhao na testa; nem todos os judeus usam trancas e nem todas as muculmanas cobrem a cabeca. Assim como nem todos os catolicos rezam o terco, nem todos os cristao creem em cristo. Nem todos os Hindu oram a vacas e nem todos os Indios Americanos cantam a danca da chuva. Nem todos os gay sao efeminados, nem todos os heterossexuais sao masculinizados. Nem todoas as mulheres sao femininas, nem todas as pessoas sao humans. ---- para terminar: Agnostico e' saber que o conhecimento e' impossivel de adquirir. Sem ofensa, mas como a tua crenca o diz... nao sabes mesmo nada de nada. Beijos. Miguel.

14 Ago 2005 1:28
agnóstico

14 Ago 2005 1:14
Sou candomblecista ,mas respeito tidas as religiôes, desde que elas nâo leve seus fiéis a um fundamentalismo que possa fazer com que haja mais guerras,mais sofrimentos para a humanidade.

14 Ago 2005 1:03
ao anónimo... a razão de 2 referências específicas à ICAR na sondagem é que a esmagadora maioria da população portuguesa (84% segundo o Censo 2001) se diz Católica. Embora apenas 19% vão à missa regularmente e só 10% comungam (ou seja: na realidade temos cerca 10% de católicos efectivos em Portugal).

13 Ago 2005 23:59
para mim pelo que experienciei em diferentes religiões, não é só a visão sobre a homosexualidade que me assusta, mas sim o facto de se acreditarem em coisas contraditórias. Eu pessoalmente considero-me agnósico. Sempre me ensinaram que ser agnóstico é respeitar aquilo que não se conhece e portanto acreditar que a vida é nos dada para vivermos ao máximo. quanto aos contos do vigário praticados por todas as religiões por favor! não tenho pachorra!!! São os cristãos a inventarem o Natal que não passa de uma hipocrisia consumista em que naquele momento a familia dá-se toda bem e depois fora disso quase que se matam uns aos outros, são os muçulmanos a inventarem coisas malucas como o ramadão em que não comem, não bebem, não fumam, não fazem sexo duranto um mês inteiro e só podem comer à noite!!!!, são os judeus a deixarem crescer as trancinhas alegando sabedoria, são os Hare Krishnas a inventarem elefantes de sei lá quantas mãos que mataram pessoas com cabeças de tigre e sei lá o quê, são os sikhs a colocarem pintas nas mulheres casadas, os budistas com aqueles cabelos rapados horrorosos, os hindus com a mesma onda de deuses animais que depois são humanos e depois são animais outra vez, os mormons com a mania dos casais gay que não são gays a passearem na rua lado a lado e se chamam todos Elder !!! eh pah... religião para mim sinceramente não tem nexo. Respeito a vida e aproveito os ensinamentos de respeitar e amar o próximo e não fazer mal a ninguém e sabendo que a minha liberdade termina quando a do outro acaba. Fora disso....Já agora porque razão tanta referência à igreja católica nesta sondagem? é assim tão importante?

13 Ago 2005 15:07
Seita é definida como um grupo que se separou de uma religião estabelecida, caracterizando-se por grandes desvios ou abandono no que tange às doutrinas centrais. Seita é usada muitas vezes para descrever uma nova religião, desconhecida ou mal conhecida, geralmente composta por um pequeno número de adeptos. Devido ao seu uso de forma depreciativa, muitas pessoas se sentem ofendidas quando chamados de ?sectários?. É consenso o uso da expressão ?novos movimentos religiosos? neste sentido, em vez de Seita. A palavra Seita vem do latim secta, de sequi, "seguir", que por sua vez vem do termo grego haíresis, da qual deriva a palavra heresia, que significa "escolha". Etimologicamente, é um grupo de pessoas que se separam de outros e seguem seus próprios princípios. A etimologia da palavra por si, não tem semelhança alguma com a definição moderna que lhe damos dentro do contexto religioso actual. O termo Seita é sem dúvida bastante complexo, por isso não devemos dogmatizar uma definição exacta. O cristianismo, deste modo originou-se como uma seita, sendo perseguida e criminalizada. Mais tarde deu origem a outras seitas, as quais agora sao reconhecidas mundialmente como Igrejas. ----Pessoalmente, nasci catolico, converti ao Mormonismo, mas nao practico nada. Creio num Jesus humano, com sonhos, frustracoes, prazeres e falhas. Fiquem bem.

12 Ago 2005 21:50
sou batizado pel aigreja católica romana mas tenho uma simpatia pelo espiritismo, no entanto indo bucar orintações por vezes ao islãmismo, vou a mesquitas igrejas e sinagogas mas quando me dá na real gana...

12 Ago 2005 18:55
Não creio num deus que deixa morrer crianças à fome em Africa, num deus que no dia dos seus féis, aniquila vidas com terramoto quando as suas igrejas estavam cheias de seguidores da sua crença ? Lisboa, num deus que permite que as mulheres continuem a ser apedrejadas por quer que seja, num deus que numa quadra em que todo mundo se festeja o seu nascimento engole milhares vidas com ondas gigantes?. Não sigo qualquer religião porque nenhuma existe, sem que exista sem o seu deus imaginário. Acredito em mim, e de mim depende a minha vida. Se ajo bem ou mal terei o eco das minhas atitudes e chegarei ainda antes da morte, ao ?céu? ou ao ?inferno?!

12 Ago 2005 16:59
Eu não percebo como há tanta malta da ICAR a visitar este site... então não sabem que os "actos homossexuais" são um pecado equivalente à prostituição e violação?!? http://www.portugalgay.pt/news/index.asp?uid=120805A

12 Ago 2005 0:42
Olá! Já dei a minha afirmação pelo que muitos me responderam particulamente me dando os parabéns (um ou dois é que questionaram), porém só dou opiniºoes quando os temas são atraentes e disso não abro mão. Por outro lado: pelo que li em filosofia existem religiões e seitas. As Grandes religiões são o Budismo, o Judaísmo, o Cristianismo e o Nuçulmano, reconhecidas na História Universal, inclusive. O restante são seitas. Se estou errado, alguém me diga o contrário. Abraços!

12 Ago 2005 0:21
Considero-me cristão evangélico e embora a sexualidade não seja uma questão de fé nas igrejas evangélicas, a homossexualidade é definida como pecado. Assim, e por uma questão de coerência, não participo nos cultos de qualquer igreja.

10 Ago 2005 22:29
estou de olho em voçê

10 Ago 2005 13:44
Procurem e adiram ao Caminho Neocatcumenal. Deus ama-nos! Não tenham medo. Neste Caminho ninguém nos marginaliza e a cruz torna-se menos pesada. Coragem!

10 Ago 2005 12:53
Sou catolico, acredito, que há lá alguém em cima que olha PARA nós, infelizmente não olha POR nós, ou então já tinha mandado mensagem a todos os padres que se recusam a aceitar qué pessoas como nós, tu e eu existimos e que podemos ser felizes assim como somos e FAZER os OUTROS felizes... é pena, talvez quando a gente lá chegar acima, LHE diga que tem que fazer ou dizer algo a esses padres, que se dizem tolerantes e amigos. desculpem o desabafo, mas outro dia fui 'obrigado' a ouvir uma homilia de um deles e não me soube nada bem, acho que não se coaduna com o espirito tolerante e etc que tanto apregoam. desculpem + 1 Xs o desabafo. Paulo http://www.xinicato.com

10 Ago 2005 12:34
... e ñ me envergonho nada por isso !!! é sempre bom saber-se o ke se ker e para onde se vai ...

10 Ago 2005 1:58
Respeito o tema, mas pessoalmente não sinto afinidade por nenhuma religiao que conheço.

10 Ago 2005 0:57
Engraçado! 33% em Não é prá mim, raramente vou à missa e outras! Que coisa, heim? Por que tudo isso? Sou católico romano, vou à missa regularmente (todos os domingos) e nem por isso me sinto afastado da Igreja, embora diga-se que não se aceita gays!!! Mas o Catecismo da Igreja nada fala contra, significa que posso frequentar e ser assim como sou, aliás ninghuém da Igreja precisa saber se gosto de homens ou não, pois tem tantos homens casados e católicos fevorosos que fazem sus travessuras. Não faço travessuras, apenas gosto de homens e que mal há nisso?

10 Ago 2005 0:44
kabbalah