Comentários
Votos (59)

30 Ago 2004 20:36
Estou de acordo com a decisão do governo relativamente ao "Barco do Aborto". Não consigo perceber como é que as pessoas que isso que se faz é um autentico massacre de seres vivos, não importa como foram feitos, mas o que é certo é que são pessoas como todos nós!!! São Seres Humanos! Percebvem isso??? O egoismo parece ser mais forte e por isso inocentes continuam a pagar, impedindo de viverem, por causa do puro e simples egoismo das pessoas que não querem que nada lhes perturbe a vida... É lamentavel :(

29 Ago 2004 14:24
Considero que esta é uma questão polémica e que pode ser abordada sob diversas perspectivas. Eu sou a favor da total liberalização da interrupção voluntária da gravidez (IVG). Contudo, os meus argumentos não são os comummente utilizados. Como é sobejamente conhecido, os casais, actualmente, dispõem de uma panóplia de meios contraceptivos. Ora, desde logo se coloca a questão da pertinência da IVG: se é possível evitar a morte de um feto (que podemos considerar uma vida) para quê recorrer a este método? Ora bem, neste país, onde o sexo e as temáticas reprodutivas ainda são ?tabu?, os casais, ou muitas vezes, as mulheres abandonadas, são forçadas a abortar por não terem tido o apoio necessário antes do acto sexual. Por outro lado, este problema resolver-se-ia de forma bastante simples: implementar uma verdadeira educação sexual nas escolas (sim, digo ?verdadeira? e não as farsas que me parecem que este governo conservador em termos da saúde reprodutiva, quer impor). No entanto, surge ainda uma outra questão: em sociedades evoluídas, como as do Norte da Europa, por exemplo, em que as questões da sexualidade já não são motivo de vergonha, ainda continuam a surgir jovens adolescentes que engravidam. Ora bem, enquanto jovem que ainda sou, conheço casos semelhantes de negligência, do pensar a curto prazo, da filosofia do prazer imediato dos nossos jovens: gozar primeiro e pensar depois. E é por esses que temos de legalizar o aborto; não podemos permitir que esses jovens, apesar de irresponsáveis (na minha modesta opinião) arruinem as suas vidas nem as das crianças que conceberam. É preferível eliminar o embrião do que o ver desenvolver-se e formar uma criança não amada: e é isso que não é eticamente lícito. Portanto, e para concluir, penso que se deve liberalizar a IVG, mas não sob os argumentos, de alguns sectores progressistas, da liberdade da mulher, do ?no meu corpo mando eu?, no fundo, do culto da irresponsabilidade. O aborto é um mal necessário e, para o evitar, deve apostar-se no esclarecimento dos jovens. Mas para aqueles em que isso não basta, teremos de lhes dar a opção de salvar a sua vida e das crianças prestes a nascer.

27 Ago 2004 16:26
é sem duvida um assunto delikado. infelizmente nao tenho 1 ideia definida sobre o assunto: ha dias q sou a favor por determinadas razoes outros que sou contra por outras razoes. enfim, acho k kada caso é um caso e deve ser analisado com base na sua especificidade. Ha casos em k numa gravidez de 2 meses sou contra, por exemplo, e outros casos em que numa gravidez de 4, 5 meses sou a favor, por exemplo. Somos humanos e so temos é q aprender a viver com as nossas limitaçoes. eu adorava ser pai.

25 Ago 2004 23:04
Sou a favor da legalização. Afinal quem tiver a opcção de o fazer, faze-o de qualquer forma, e tendo de ser que fosse dentro dos parametros de higiene e consciência mínimos.