Pesquisa:
 

MCC Smart

MCC Smart ForTwo: Perguntas e Respostas (FAQ)MCC Smart ForTwo: Perguntas e Respostas (FAQ)

Como ligar um amplificador ou subwoofer auto-amplificado ao Autorádio smart?

Todos os autorádios do smart fortwo e roadster têm fichas ISO para ligação às colunas permitindo assim a ligação simples de amplificadores ou sub-woofers auto-amplificados que aceitem entradas deste tipo (normalmente identificadas como "Hi Level").

Se tiver um autorádio com "kit de som" da smart então apenas poderá ligar um amplificador de sub-woofer, no caso do autorádio sem "kit de som" da smart pode ligar um amplificador de gama completa.

As ligações a este tipo de amplificadores são tipicamente: alimentação (+12 e GND), altifalante direito (+ e -) e altifalante esquerdo (+ e -). Alguns amplificadores e sub-woofers apenas têm disponível uma entrada para os altifalantes, nesse caso ligar apenas ao esquerdo ou ao direito: nunca tentar fazer ligação directa entre as duas saídas de altifalantes!. A alimentação é obtida directamente da bateria, as ligações de altifalantes da parte de trás do auto-rádio.
É possível fazer a ligação dos cabos do amplificador directamente na cablagem do carro, mas recorrendo a uma extensão ISO - ISO a operação é muito mais simples e pode ser feita fora do carro.

Nota importante:
Ao fazer a instalação irá ter de desligar por momentos a alimentação do autorádio: vai precisar do código de desbloqueio do autorádio quando ligar a alimentação novamente.

Fora do Carro:

Em primeiro lugar comprar uma extensão ISO-ISO directa (por exemplo "Brindauto - Fichas Auto Rádio Nº1 (Fiat, Opel, Seat)") e ligadores rápidos. Depois ligar cada uma das entradas do amplificador aos cabos respectivos na extensão. Na figura pode-se ver a extensão ISO já com as ligações feitas (A-ligação ao amplificador; B-ligação som autorádio; C-ligação alimentação autorádio; D-ligação cablagem do carro).
Nota: Se encontrar uma extensão ISO com cabos completamente separados para alimentação e som (em que a tomada D na imagem está divida em 2 então apenas precisa de utilizar a parte de som e descartar a outra).

Normalmente as extensões têm os cabos com as cores normalizadas e a operação resume-se a ligar os cabos com as mesmas cores (tendo em conta que "cinzento" é diferente de "cinzento com faixa preta"). Pode também utilizar o esquema seguinte para verificar as ligações, vai ligar apenas as colunas "A" (nota importante: este esquema é a vista da tomada no autorádio).


Na imagem seguinte pode-se ver o detalhe de um dos ligadores.



Para as ligações de alimentação basta utilizar ligações como as da imagem seguinte com um diâmetro ideal do furo entre 5 a 6mm. Se não estiver incluído não esquecer um fusível de protecção no cabo de alimentação positivo perto (10 a 30cm) da ligação à bateria.
Nota: alguns aplificadores, como o apresentado, tem cabos duplos para a alimentação


Dentro do Carro - Autorádio:

1. remover o autorádio e localizar as fichas B e C da figura (a ficha A pode estar ou não presente e é utilizada para entrada MP3/Aux do autorádio).

2. Pelo lado de baixo do tablier do passageiro, passar a extensão para o espaço do autorádio.


3. desligar as fichas B e C do autorádio e ligá-las à tomada da extensão ISO, ligar as fichas da extensão ISO ao autorádio. As fichas de som e alimentação são diferentes e só encaixam nas tomadas respectivas.
4. colocar o rádio novamente no seu lugar mas sem o fixar completamente (primeiro vamos testar o amplificador...).

Dentro do Carro - Bateria:

1. levantar a parte da frente da alcatifa do lado do passageiro.
2. remover as duas porcas de plástico (uma assinalada na imagem, a outra está junto ao chão do mesmo lado)

3. remover a cobertura da bateria (remover antes o compressor do kit de furos se existir). Esta operação requer alguma perícia visto que o espaço é muito reduzido.
4. desligar o borne negativo da bateria (A) e garantir que ele não pode acidentalmente ser religado.
5. ligar a alimentação GND do amplificador ao ponto B.
6. ligar a alimentação +12V directamente à bateria no ponto C (a tampa vermelha é facilmente removível puxando-a para cima).
6. religar o borne negativo da bateria.

Testar o amplificador
Seguir as instruções do mesmo...

Terminar a instalação
Depois de verificar que está tudo ok...
1. recolocar a cobertura da bateria, fixá-la com as duas porcas plásticas e recolocar a alcatifa.
2. Fixar o autorádio.
3. fixar o amplificador.


voltar



 
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?
Publicar a pergunta e resposta no Facebook PortugalGay.pt.

Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

N?o ? um robot

Por favor marque as caixas DOIS e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal