Pesquisa:
Dia da Liberdade
 

Política & Direitos


Comunicado de Imprensa
Tudo muito Católico
23 Novembro 2005

A Igreja Católica Apostólica Romana, vulgo ICAR, ainda nos consegue surpreender ao fim de tantos anos, ao fim de tantos escândalos. Ao fim de tudo isto ainda tem de quando em vez uns surtos ignóbeis de completa falta de maturidade e sentido social.

A ICAR vem no seu percurso, e de forma persistente, a discriminar, acusar, apontar o dedo aos outros, tentando simultaneamente dar de si mesma uma imagem de instituição imaculada e intocável.

A história milenar é testemunha das manchas: a Inquisição; as Cruzadas; o ódio aos Judeus. A história recente mantém a triste tradição: posições públicas absurdas em relação ao VIH/SIDA; mais de 18 anos de abuso de menores ignorados na Irlanda; centenas de casos de abuso de menores julgados nos EUA, Canadá, Alemanha e França; suspeitas de abusos em muitos outros países; e mesmo aqui em Portugal temos o caso do Padre Frederico que, a bem da tradição ICAR, foi condenado pelos tribunais dos homens mas nunca retirado de funções pela hierarquias eclesiásticas.

Quantas mais pessoas terão de sofrer? Quantas mais raparigas e rapazes terão de ser violadas e traumatizadas, para que os faltosos e seus cúmplices sejam julgados e penalizados pelos seus actos e não se refugiem em imunidades pseudo-diplomáticas?

Pergunto-me o que fará a União Europeia perante mais esta abusiva discriminação perpetuada pela ICAR? Depois de tantos anos de negociações para alterar legislação de novos e potenciais estados membros na área de direitos humanos eis que um mini-estado no centro da Europa desafia todas estas medidas. Como vai reagir o Estado Português em particular cuja Constituição proíbe esta e outras discriminações?

A ICAR na falta de respostas suas aos problemas actuais da sociedade voltou a usar o seu bode expiatório predilecto e que tanto diz que devem ser “respeitados e amados”: os homossexuais.

Mas felizmente a tradição já não é o que era e este animal não vai, desta vez, morrer para expiar as culpas exclusivas de outros.

João Paulo
Editor PortugalGay.PT

 
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal