Pesquisa:
 

Política & Direitos


Honoris Causa Horribilis

Como é possível que em pleno século XXI um instituição com o prestígio científico da Universidade Lusíada atribui um "Honoris Causa", a alguém que profere declarações do género que vieram a público no passado dia 7 de Julho?

Será que o Cardeal D. Saraiva Martins e a própria hierarquia da Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR) vivem no mesmo planeta que o comum dos mortais? Como pode minorar a educação de um casal empenhado de duas pessoas do mesmo sexo em comparação com o destino de uma criança numa instituição de acolhimento? Tal desprezo pela educação familiar só pode vir de quem nunca se preocupou em visitar instituições de acolhimento e menos ainda em conhecer a realidade das famílias de pessoas do mesmo sexo.

Mas o Cardeal Português vai mais longe na sua desinformação tentando confundir Cristianismo com Catolicismo e branqueando o papel da ICAR na história sangrenta da Europa. Pelas palavras do Sr. Cardeal, ficaríamos todos convencidos que a Europa seria uma paraíso se seguisse as palavras da ICAR... mas olhando para um livro de História rapidamente se descobre que a ICAR já mandou realmente na Europa... basta procurar termos como "Idade Média", "Idade das Trevas", "Inquisição" e "Cruzadas" para se perceber a verdadeira marca da ICAR na Europa. Quanto a nomes como Miguel Ângelo, agradecemos ao Cardeal o favor de recordar a todos a importância deste homem que tanto amou (no sentido mais carnal do termo) outros homens.

Tal como Miguel Ângelo os homossexuais e bissexuais de hoje são pessoas que amam e lutam por ideais. Homens e mulheres, católicos, cristãos, muçulmanos, hindus, ortodoxos... tem amor para dar e muitos deles o desejo de criar, educar, formar e amar uma criança a quem chamam filho ou filha. Crianças que passariam a ter a oportunidade de serem educadas conjuntamente por duas pessoas que assumem este compromisso. Crianças que passariam a ter um lar depois de terem sido abandonadas por um homem e uma mulher, por um pai e uma mãe de uma "família tradicional". Crianças para as quais hoje em dia em Portugal não existem nem de perto nem de longe famílias suficientes para adoptar.

De lamentar a facilidade com que pessoas tão injustas e cruéis nas suas palavras como o Cardeal D. Saraiva Martins, estejam em lugares de destaque, lhes seja dada voz, ou sejam premiadas seja lá pelo que for.

Pessoas como o Cardeal D. Saraiva Martins são a imagem viva da possível "derrota da razão e da humanidade" nos nossos dias.

João Paulo
Editor PortugalGay.PT

ver também:
Recortes de jornais com Declarações do Cardeal
Blog je_bois: O coming-out dos filhos que não existem
Associação não te prives: As palavras do cardeal
 
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal