Pesquisa:
 

Política & Direitos



Homofobia Eleitoralista
1 Fevereiro 2005

Os últimos acontecimentos da campanha eleitoral trouxeram à praça pública a possibilidade da adopção e casamento entre pessoas do mesmo sexo em Portugal.

Infelizmente a forma como estes temas vieram a público não foi a melhor: em diversas ocasiões os candidatos manifestaram em maior ou menor medida a sua homofobia. Quer insinuando que só os heterossexuais é que são "bons" quer criticando de forma velada o apoio de outros aos direitos das minorias sexuais.

Não queremos que os homossexuais sejam "melhores" que os heterossexuais, queremos apenas ter os mesmos direitos efectivos. Isto passa não só por reivindicar o direito ao reconhecimento legal das nossas famílias mas também o direito a uma educação inclusiva de todas as orientações sexuais. E, pelo que vimos nas últimas semanas, falta muita educação nesta área principalmente ao candidato a primeiro ministro pelo PSD e seus apoiantes.

Quanto alguém é discriminado pela sua orientação sexual (aparente ou real) não estamos a falar de "questões privadas", quando uma criança é vítima de agressões porque alguém acha que a criança é "pouco heterossexual" não estamos a falar de "questões privadas", quando duas pessoas do mesmo sexo que tem uma vida em comum de dezenas de anos querem proteger esta união não estamos a falar de "questões privadas".

É urgente falar sobre estas questões publicamente. Todos podemos ser vítimas da homofobia em qualquer altura das nossas vidas qualquer que seja a nossa orientação sexual ou identidade de género.

Tal como outras questões igualmente importantes em áreas desde a economia até à violência familiar não podemos continuar a ignorar o problema da homofobia esperando que ela desapareça por si própria. Pelo contrário: o "deixa andar" só vai fazer com que estas situações se tornem mais graves.

Para evoluir Portugal precisa de um governo que tome medidas efectivas em diversas áreas, incluindo nos direitos das minorias sexuais, e é isto que vai ser decidido nas próximas eleições de 20 de Fevereiro.

João Paulo
Editor


Ver também:
Comunicado de Imprensa Panteras Rosa sobre o mesmo tema
Comunicado de Imprensa Associação Cultural Janela Indiscreta sobre o mesmo tema
Comunicado de Imprensa conjunto ILGA Portugal , @t, Clube Safo, Não te Prives, Panteras Rosa, PortugalGay.pt e rede ex aequo sobre o mesmo tema

 
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal