Pesquisa:
Dia da Liberdade
 

Política & Direitos


14 Maio 2004

Jornalismo de pouca referência

Foi difundido hoje, 14 de Maio de 2004, no Jornal da Noite na SIC, que "seria provável que o VIH/SIDA tenha entrado em Portugal pelas crianças da Casa Pia, que haviam sido abusadas por um grupo de homossexuais da Califórnia".

Mais uma vez lamentamos que se faça notícia de forma tão leviana sobre um assunto tão sério e grave como é o abuso sexual de menores. Toda a notícia é baseada em "suposições" e é nessa linha de tendenciosidade que se faz o destaque para a possível "importação" do VIH/SIDA por "homossexuais".

Nada na peça demonstra de forma clara (já para não irmos ao ponto de "inequívoca") que as duas crianças em causa tenham sido infectadas pelo grupo de pedófilos norte-americanos, pelo contrário: é claro que tiveram diversos encontros sexuais durante a sua juventude e podiam ter sido infectadas em qualquer uma dessas situações.

O grupo de norte-americanos é identificado na peça a certo momento como "pedófilos". Provavelmente na mesma linha de outras incorrecções da peça o termo "pedófilo" é estendido para "homossexuais" num claro abuso de linguagem.

Fazer a ligação homossexualidade/pedofilia só ajuda a perpetuar a imagem errada de que só os homossexuais é que são pedófilos. Esta imagem não ajuda em nada a esmagadora maioria das vítimas de abuso sexual de menores que são precisamente vítimas de actos heterossexuais. O abuso sexual de menores é um acto repugnante independentemente de orientações sexuais.

O PortugalGay.PT vem aqui apresentar inequivocamente o seu repúdio contra o abuso sexual de menores como o fez desde sempre, e lamenta que ideias tão deturpadas sejam transmitidas de forma impune para milhões de habitantes de Portugal - e não só - pela comunicação social.

João Paulo
Editor PortugalGay.PT

 
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal