Pesquisa:
 

Política & Direitos


24 Abril 2004

25 de Abril: Falta Evolução na Revolução...

Faz este Domingo 30 anos que se deu o 25 de Abril.

30 anos após a luta por ideais de liberdade, igualdade e, na perspectiva de um Portugal melhor, o nosso país parece, em muitos casos, ter mudado apenas para a TV a cores, porque muito de tudo o resto está a preto e branco e, cada vez mais negro para muitas famílias, e um grande número de Portugueses.

Em trinta anos nunca se teve como prioridade a protecção da Natureza e implementação de meios eficazes de combate aos incêndios florestais, e em 18 anos perdemos mais de 800 mil hectares da floresta Portuguesa. Acções pontuais de protecção do ambiente esbarram com um status quo do egoísmo em proveito próprio esquecendo quer os outros que nos rodeiam quer as gerações futuras.

Trinta anos não chegaram para termos leis igualitárias ao nível do trabalho, em especial para os muitos que servem precisamente o Estado e em particular para os professores dos diversos níveis de ensino que se mantêm em situação de emprego precário que a lei não permite para empregadores privados. Aqui também se vê que a educação está esquecida começando nos seus agentes e continuando nos seus beneficiários que, infelizmente, ainda são muito poucos para as necessidades de um país do século XXI.

Trinta anos não serviram para termos serviços de saúde capazes, condignos e realmente acessíveis a todos. Nem sequer coisas tão básicas como uma educação sexual conseguiram ser implementadas tendo ainda jovens com ideias completamente erradas sobre o sexo e que, por isso, arriscam a sua vida: quem é responsável?

Trinta anos após o 25 de Abri, Portugal está ainda a meio caminho de ser um país que sirva a todas e todos Portugueses.

O nível de desemprego aumentará ainda este ano para 7,1%, pobreza e analfabetismo, são ainda realidades vergonhosamente elevadas. O numero de habitações ainda sem saneamento, luz, água potável, entre outras condições indispensáveis, a uma vida vivida com dignidade, é tão elevado que torna o slogan das comemorações dos 30 anos da revolução quase que irónico. Cada vez mais, temos um meio rural mais deserto. Portugal ainda sofre de subnutrição: 200 mil a um milhão de pessoas...

As Lésbicas, Gays, Bissexuais e Trangéneros (LGBT) juntamente com outras comunidades, aguardam ainda que o 25 de Abril se dê na sua plenitude, deixando de haver cidadãos e cidadãs de primeira e de segunda aplicando de facto o tema da canção... "em cada rosto a igualdade..."

Em trinta anos tivemos a evolução natural das coisas: mais natural ainda tendo em conta o atraso imenso com que partimos. Não é fácil ultrapassar este atraso, mas é irónico classificar o nosso estado actual como de "Evolução".

Trinta anos após o 25 de Abril de 1974: ainda falta muita evolução para tirarmos o "R" da nossa Revolução...

João Paulo
Editor PortugalGay.PT

 
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal