Pesquisa:
 

Política & Direitos


Imprensa - Ácerca do artigo de Opinião por Miguel Sousa Tavares publicado no Público no dia 16 de Junho de 2000

Junho 2000

Em primeiro lugar achamos simplista e leviana a forma como sem mais nem menos Sousa Tavares coloca no mesmo cesto questões políticas do Bloco de Esquerda e os direitos dos Homossexuais e das Crianças. Quanto às primeiras deixamos a cada um a sua opinião acerca das mesmas, quanto aos direitos dos homossexuais, obviamente não podemos ficar alheios à situação.

Mas vamos por partes e de forma muito sucinta apresentar os nossos pontos de discórdia:

Na natureza que Sousa Tavares tão serenamente evocou existem múltiplos modelos de famílias, e um dos mais generalizados é o do macho dominante e das suas múltiplas fêmeas submissas... se vamos pela tão apregoada natureza então teremos de começar por tirar direitos às mulheres, esquecer a monogamia, etc, etc.

Estão em questão os direitos dos homossexuais e das crianças. Sousa Tavares, que noutras ocasiões tão bem defendeu os direitos dos homossexuais, implicitamente está a negar aos homossexuais o direito de terem um filho adoptivo (ou biológico de um deles e ficar a sua guarda). Quanto às crianças existem milhares de crianças em Portugal à espera de serem adoptadas, para Sousa Tavares estas crianças estão muito melhor num internato onde podem aprender eficazmente a sobreviver numa sociedade violenta do que num lar com dois pais que as podem educar e tratar com amor e carinho.

Quanto à pediatria e ao medo de a criança ser homossexual "por osmose", ou não ter o modelo feminino: existem resmas de famílias monoparentais em que as crianças se desenvolvem perfeitamente. Os homossexuais *também* tem amigas e mães e avós como toda a gente e podem facilmente integrá-las na educação dos seus filhos. Quanto ao medo da criança querer ser homossexual: basta ver que quase todos os homossexuais têm pais heterossexuais para ver que questão morre pela raiz.

Gratos pela atenção dispensada

jpaulo@portugalgay.pt

Assina: jpaulo@portugalgay.pt (http://www.portugalgay.pt).

 
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal