Pesquisa:
 
Apoio
Política & Direitos
Igualdade e Orientação Sexual

Um Candidato Gay, Independente, na Lista do PS à CML

Política & Direitos


Um Candidato Gay, Independente, na Lista do PS à CML

Comunicado:

Um Candidato Gay, Independente, na Lista do PS à CML

Em Outubro próximo Portugal vai ter eleições autárquicas.

Lisboa é sempre palco da mais emblemática das eleições, pela sua importância política e cultural, pela sua dimensão social e geográfica.

O candidato a estas eleições pelo Partido Socialista é o Professor Manuel Maria Carrilho, ex-ministro da cultura de um governo socialista e conhecido ensaísta.

A proposta do Prof. Manuel M. Carrilho vem trazer a Lisboa uma nova dimensão social e cultural baseada numa dinâmica cosmopolita e europeia até agora inédita na nossa politica autárquica.

As perspectivas abertas pela candidatura do candidato socialista têm, além disso, por finalidade, pôr definitivamente cobro aos desmandos populistas e ultra liberais da última governação de Lisboa, levadas a cabo pelas forças de direita, em grande parte responsáveis pela crise económica e social que agora atravessa todo o país.

Neste contexto, o Prof. Manuel M. Carrilho entendeu aceitar uma proposta que a Opus Gay, por meu intermédio, apresentou no início deste ano aos partidos para o Poder Local e para a cidade de Lisboa: um "Gabinete Contra as Discriminações Sociais".

Este gabinete tem como objecto:

-promover progressos na cidadania, com o desenvolvimento de políticas institucionais contra as discriminações;

-aprofundar os valores democráticos a nível do poder local, através da organização de acções de pedagogia promovidas por entidades cívicas e apoiadas pelo município;

-criar sinergias entre cidadãos e ONG´s no sentido de implementar os valores da Cidadania ligados à participação e responsabilização democráticas.

-Defender os cidadãos contra a arbitrariedade e exclusão que ofendem a sua dignidade e negam os seus direitos, incluindo a facilitação do acesso ao direito, tantas vezes negado na prática;

-encorajar o trabalho social das organizações representativas das chamadas minorias sociais sediadas nesta cidade.

Este gabinete, de carácter ambrangente nas temáticas a abordar por iniciativa dos cidadãos, deverá ter uma sede central na cidade com instalações e equipamentos cedidos pela Câmara, pretende desenvolver as competências de defesa dos direitos das minorias sexuais à luz das politicas europeias pela diversidade, de integração plena de todos os cidadãos, de acordo com as politicas de "mainsteaming" comunitárias e com os princípios da igualdade de tratamento, consignados pelo artigo 13º da Constituição portuguesa.

O acolhimento destas propostas lançam um desafio positivo às outras candidaturas à Câmara Municipal de Lisboa, e reflecte as preocupações pelos Direitos Humanos do Prof Manuel Carrilho, no contexto da Modernidade tardia, com uma nova sensibilidade para as questões de éticas que exprimem a vontade de inovar, e abrir assim novas e necessárias perspectivas à sociedade e à politica portuguesas.

Como independente, e representando um grupo minoritário importante da sociedade civil, não podia deixar de aceitar o convite que me endereçou a candidatura do PS à Câmara Municipal de Lisboa para ingressar como suplente na sua lista, apelando aos princípios de convergência política expostos, e também defender ideias próprias.

Conto com o vosso apoio!

António Serzedelo

Lisboa, 16 de Julho 2005


www.opusgay.org
 
Apoio
Política & Direitos
Igualdade e Orientação Sexual

Um Candidato Gay, Independente, na Lista do PS à CML

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal