Pesquisa:
Dia da Liberdade
 

Política & Direitos


OpusGay e CNLCS

Comunicado:

A Opus Gay congratula-se com a demissão do Snr . Prof. Melicio Silvestre de Presidente da Comissão Nacional da Luta contra a Sida, e aproveita para desenvolver algumas considerações aproveitando o facto da mesma comissão ter sido extinta .

Actualmente a sociedade civil e as organizações não governamentais, que trabalham nesta área , estão sem saber o que se seguirá, mas todos podemos aproveitar este momento em que se pensa no que fazer, para sugerir mudanças de fundo na política de saúde relativa ao VII/SIDA e às pessoas infectadas por este vírus.

A Opus Gay entende que é tempo de alterar as políticas até aqui seguidas pelos nossos governantes nesta matéria.

A Opus Gay afirma que é imprescindível implementar uma política de saúde séria para um problema de saúde publica que está a alastrar dentro da sociedade portuguesa, e que não deixa ninguém incólume, seja por se poder infectar, ou por conhecer alguém que esteja nessas condições ,ou já estar infectado .

Há definitivamente necessidade de criar um programa concreto, um pacto nacional que ultrapasse os diferentes governos , e que seja realista em contraponto com o que tem acontecido: sempre que muda o governo muda o coordenador da (CNLCS), e por seu lado, este decide mudar o programa do anterior,e tudo volta à estaca zero.

Esta situação tem levado a que a incidência do VIH seja em Portugal, dos maiores da Europa.

A CNLCS,ou a sua sucedânea deve ter, não só um programa bem definido, como deve ser composta por todos aqueles que já trabalham nesta área, mais os que dão a cara por esta problemática (seropositivos) e as ONG´s que lutam pelos seus direitos.

Devemos reproduzir os bons exemplos vindos de outros países , adequando-os ao património cultural e ideológico dos portugueses, mas ultrapasando os bloqueamentos atávicos da nossa cultura fruto de ileteracia e preconceitos vários,e mentiras propositadamente propaladas realtvamente ao preservativo, sendo que tambem nao somos adeptos da importçao sem analise de procesos exteriores. .

Assim,p e nsamos que devem ser efectuadas alterações na informação e prevenção na área do VIH/SIDA , dos cuidados de saúde sexual, e as campanhas de informação e de formação na sociedade e no meio escolar e laboral, devem ser implementadas com toda a cooperaçao da sociedade civil, imbrincando nelas decisivamente, sindicatos,e centrais sindicais, organizaçoes e clubes de juventude, organizações de pais e professores, poder local,e central,ONG´s de emigrantes,presos, e outras.e,sobretudo, involvendo decisivamente, o maior numero possivel de meios de comunicação social, a nível local e nacional,para que toda a sociedade se sinta implicada na prevençao da saúde sexual.


www.opusgay.org
 
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal