Pesquisa:
 

Política & Direitos


Comunicado, ILGA Portugal 11 Setembro 2002


Comunicado de Imprensa

DEMISSÃO

Exmo Sr Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação ILGA Portugal
Exmos Srs. e Sras Associadas
Caros e caras amigas

Nos termos da Lei e dos Estatutos pelos quais se rege a Associação a que orgulhosamente pertencemos, apoiamos, ou com a qual simplesmente simpatizamos, venho por este meio comunicar a minha decisão de me demitir do cargo de Presidente da Direcção que ocupo sem ininterruptamente deste o final do ano de 1999 (nesta decisão, e por motivos formais que nada têm a ver com possíveis intenções futuras dos aqui referidos, sou acompanhado pelos meus queridos colegas e amigos da actualDirecção, que muito prezo e que estarão reconhecidamente comigo para sempre no meu coração).

A decisão de concluir aqui os trabalhos que venho realizando nesta casa desde 1996 - altura em que consenti aderir (como membro substituto) à Comissão Instaladora da Associação ILGA Portugal e que me levou a pertencer praticamente a todas as sucessivas equipas directivas desde então – surge por considerar ser a hora de mudar e de reflectir sobre o passado, sobre o presente e (especialmente) sobre o futuro, seja ao nível da minha vida pessoal, seja ao nível associativo.

A nível pessoal considero ser a hora de me dedicar mais – muito mais! – àquilo que, inevitavelmente e sem lamentações a fazer, ficou mais de lado ou para trás enquanto me dedicava ao trabalho estimulante e ainda tão necessário que esta Associação tem levado a cabo (e que ainda não é substituível). Sendo todo o trabalho realizado na Associação ILGA Portugal de carácter inteiramente voluntário (e sendo compreensível que quanto de mais responsabilidade são os cargos, maior é a disponibilidade que temos que encontrar para cumprir os compromissos que nos competem), depois de 6 anos intensos (em paralelo com um emprego a tempo inteiro, com tudo o que isso tem também de desgastante) parece-me necessário parar por agora e, sem quaisquer remorsos ou sentimentos de culpa, “passar a pasta” a outros ou outras que, concerteza, existirão e poderão desempenhar o melhor possível aquilo que é esperado de alguém que lidera uma organização tão fundamental como esta.

Ao nível associativo, seria muito oportuno da parte de todas e todos os que ainda consideram a Associação ILGA Portugal como muito sua (e ao serviço de toda a gente), se se analisassem agora e de forma séria as possibilidades que esta casa ainda continua a oferecer à comunidade - e que não são substituíveis pelo simples aparecimento (muito saudável, por sinal) de outras organizações GLBT – de modo a consolidar o que está bem, modificar o que podia estar melhor e sobretudo trazer um espírito de renovação que, não fazendo políticas de “terra queimada” tão ao gosto de revisionistas de memória curta e pouco agradecida, esteja apto a enfrentar os constantes desafios que o movimento GLBT encontra (seja no seu seio, seja face ao mundo e à sociedade em geral). Parece-me que uma nova liderança, e tendo em conta que em Novembro próximo está a ser apresentado à Assembleia Geral um Plano de Actividades para o ano de 2003 pela Direcção em funções, pode ser (e vai ser, concerteza!) um bom motivo para isso e que este é o momento certo de a descobrir e eleger.

Porque resolvi ser “breve” nesta missiva, só me resta agradecer a todos os que comigo trabalharam, que me apoiaram, que me aturaram e que – sobretudo isso – estiveram ao meu redor nestes 6 anos, dando-me a certeza de que, mesmo com todas as divergências possíveis, nunca estive só. Os vários voluntários da Associação ILGA Portugal com quem trabalhei e vi trabalhar merecem-me todo o respeito e carinho e por isso não os posso esquecer nesta carta de “despedida”, assim como não esqueço os meus colegas de outras associações GLBT e pessoas de outras instituições que me ouviram e apoiaram, a bem desta Associação e das suas causas. A todos os meu «Muito Obrigado» e até sempre!

Sem querer ser piegas, porque sou absolutamente sincero nisto que afirmo agora, não podia “partir” sem deixar um abraço e um beijo muito especial (perdoem-me...) ao Gonçalo Diniz (fundador e anterior Presidente da Direcção da Associação) que me abriu uma porta, há 6 anos atrás, que eu estava longe de considerar atravessar na altura e que afinal me trouxe uma maturidade, uma visão da vida e uma realização pessoal que nunca teria de outra forma. O meu amor eterno é teu, meu querido!

Até sempre:
José Manuel Fernandes
Presidente da Direcção da Associação ILGA Portugal

 
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal