Pesquisa:
 
Apoio
Política & Direitos
Orgulho LGBT

CML "Tirou o Tapete" à Mobilização Gay e Lésbica

Política & Direitos

CML "TIROU O TAPETE" À MOBILIZAÇÃO GAY E LÉSBICA

Exm@s senhores/as jornalistas:

O Grupo de Trabalho Homossexual do Partido Socialista Revolucionário (GTH-PSR) tomou hoje conhecimento, através de um comunicado da Associação ILGA-PORTUGAL, do cancelamento do Arraial Pride, que esta associação promove anualmente em Lisboa e que este ano se previa para dia 29 deste mês: um evento popular da cidade e o que mais gente congrega em Portugal para comemorar o 28 de Junho – Dia Mundial da Libertação Gay, Lésbica, Bissexual e Transgender (LGBT).

Desde 1997, o Arraial Pride é uma das expressões mais visíveis da existência do movimento homossexual em Portugal, juntando, nos últimos anos, mais de seis mil pessoas na Praça do Município para uma noite de festa mas também de reivindicação social, tendo a autarquia lisboeta, com o seu apoio à iniciativa, dado um exemplo - tímido mas solitário e de louvar - a nível nacional, no sentido de reconhecer e promover o respeito pela diversidade e a luta contra uma discriminação que continua bem viva no nosso País.

Não se compreende, assim, a total indiferença da Câmara Municipal de Lisboa relativamente ao evento, colocando em perigo a sua realização pelo simples facto de ter deixado a associação organizadora demasiado tempo suspensa de respostas (um Não também teria servido). Tanto mais que o actual executivo camarário apoia já outras iniciativas da comunidade LGBT. Mais absurdo ainda, num ano em que a Câmara Municipal do Porto, da mesma cor política, volta a repetir o apoio - em que se estreou em 2001 - às iniciativas de comemoração do 28 de Junho na segunda cidade do País. Recentemente, um político do PP sugeriu a “proibição” dos eventos LGBT no Porto. Esperemos que a CML não tenha encontrado uma forma muito mais discreta de contribuir para o mesmo efeito: simplesmente ignorá-los.

O movimento associativo LGBT está farto da indiferença dos poderes políticos portugueses, de que este episódio é apenas um cúmulo. O GTH-PSR vem por este meio:

- condenar o silêncio da CML, esperando que este alerta lhe sirva para rever a sua postura junto da ILGA-PORTUGAL, ao invés de contribuir para um recuo histórico na atitude de reconhecimento do município para com a enorme riqueza cultural e social das comunidades diversas que compõem a capital do País.

- apelar à mobilização massiva e nacional de gays, lésbicas, bissexuais, transgenders e todos os cidadãos solidários na Feira do Arco-Íris e na 3ª MARCHA DO ORGULHO, que as 15 organizações LGBT a nível nacional organizaram para o Marquês de Pombal no dia 29 de Junho, respectivamente às 13:30h e às 17 horas.

Pelo GTH-PSR,

Sérgio Vitorino (tm. 91 941 46 13)

 
Apoio
Política & Direitos
Orgulho LGBT

CML "Tirou o Tapete" à Mobilização Gay e Lésbica

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal