Pesquisa:
 
Apoio
Política & Direitos
Orgulho LGBT

Sobre o cancelamento do Arraial Pride

Política & Direitos


Comunicado de Imprensa

Comunicado à comunidade LGBT e à imprensa (GOG)

O GOG - Grupo Oeste Gay, vem desde a sua formação em Junho de 2000 a trabalhar em conjunto com as outras colectividades LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgenders) na promoção e realização dos eventos comemorativos do 28 de Junho, Dia do Orgulho Gay e Lésbico.

Este ano, e à semelhança dos outros anos, o GOG tem-se esforçado para a realização destes eventos que costumam ser em Lisboa. Assim a marcha do Pride foi este ano alterada a fim de obter mais visibilidade, apoio e ser mais apelativa. Será realizada pela primeira vez uma Feira do Arco-Íris que contará com figuras de renome. A Semana Cultural foi descentralizada para o Porto, e foi feito até agora, e no que dependia das várias colectividades LGBT, uma melhoria significativa na qualidade dos eventos preparados para este ano.

O GOG, representando a zona Oeste, e em colaboração com outras associações, tem feito um esforço em acreditar na boa vontade para com a Câmara Municipal de Lisboa no que respeita à realização do evento que costuma ser o culminar da noite e que é o Arraial Pride.

A CML tem vindo ao longo dos últimos cinco anos a apoiar de uma forma exemplar, pedagógica e determinante na execução do Arraial Pride, pondo-se assim a par com as capitais dos países mais evoluídos culturalmente e respeitadores das diferenças sociais, culturais e pessoais. A CML ao atrasar (deliberadamente?) todo o processo de trabalho com os quais as várias colectividades LGBT tem vindo a habituar-se a trabalhar, impediu assim a execução em tempo útil de um evento que tem marcado a cidade de Lisboa e o nosso país. A CML não poderá alegar nem a falta de interesse por parte das associações LGBT , nomeadamente a ILGA-Portugal que tem feito um esforço enorme nas inúmeras tentativas em contactar com os gabinetes competentes, nem poderá alegar o desconhecimento processual ou logistíco para a realização do evento pois foi-lhe entregue um dossier com o processo normal de decorrência destes eventos conforme os procedimentos em anos anteriores.

A mudez de uma organização da dimensão da Câmara para este assunto pode levar a colocarem-se uma série de questões: Terá sido incompetência? Então mal de outros eventos bem mais significativos da cidade de Lisboa, como as marchas populares. Será o desconforto em lidar com um assunto que, infelizmente e ainda, é tabu, ou será a falta de coragem em ver o mesmo problema da forma que realmente ele é, que é uma problema de intolerância e discriminação em base da orientação sexual e identidade de género. Ou será puro preconceito face à comunidade LGBT, se é que os outros anteriores não o são?

O GOG-Grupo Oeste Gay, vem assim solidarizar-se com as restantes colectividades LGBT, nomeadamente a ILGA Portugal, e protestar contra a forma com que a CML tratou este ano a comunidade LGBT, incluindo a da zona Oeste, ou melhor, da forma com que nem sequer tratou connosco.

Resta dizer ainda que as diversas associações LGBT, incluindo GOG, optaram então pela realização de uma noite aberta do Orgulho Gay em Lisboa não pretendendo baixar os braços e acautelando-se para os futuros sinais da CML neste e nos anos vindouros.

O Coordenador do Grupo Oeste Gay

Simão Mateus

 
Apoio
Política & Direitos
Orgulho LGBT

Sobre o cancelamento do Arraial Pride

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal