Pesquisa:
 

Política & Direitos


Ciclo de Cinema

Olá a tod@s!

A rede ex aequo - associação de jovens lésbicas, gays, bissexuais, transgéneros e simpatizantes - após o sucesso das edições anteriores do seu ciclo de cinema LGBT em 2004, 2005 e 2006, irá editar este ano a 4ª edição deste evento.

Os objectivos deste ciclo são não só sensibilizar os jovens portugueses em geral para questões da homossexualidade, bissexualidade e transgenderismo, especialmente no que diz respeito à fase de "assumir-se para si próprio", mas também tornar disponível aos jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgéneros) ou com dúvidas histórias ligadas à questão da orientação sexual e/ou identidade de género que abordem estes temas. O período de consciencialização e desta aceitação perante si próprio é especial, delicado e por vezes difícil na vida da maioria dos jovens LGBT. Na realidade a homossexualidade não é uma ameaça, mas sim a sociedade homofóbica que em si representa um perigo grave para todos aqueles, especialmente os jovens que no seu dia-a-dia sofrem com o isolamento, as ofensas físicas e/ou verbais e a consequente baixa auto-estima e ideação/ tentativas de suicídio que o preconceito e a não aceitação da diferença gera.

A rede ex aequo apresentará 5 sessões de filmes de temática LGBT durante os dias 30 e 31 de Março e 1 de Abril durante o período da tarde e noite com vista a possibilitar uma maior flexibilidade no horário da projecção de filmes. O ciclo será inaugurado na sexta, 30 de Março, pelas 14:30 na Videoteca Municipal e as restantes sessões decorrerão no Instituto Português da Juventude no Parque das Nações (31 de Março, sábado e 1 de Abril, domingo).

Os filmes a apresentar são:

Sexta-feira, 30 de Março às 14:30 horas, na Videoteca Municipal de Lisboa, Largo do Calvário (transporte: eléctrico 15/ bus Carris 720)

Get Real! (1998), Simon Shore, 108m, Reino Unido

Premiado em vários festivais de cinema este interessante filme conta- nos a história de Steve, um adolescente que encontra várias dificuldades em se assumir. Quando se apaixona pelo desportista da turma, descobre que surpreendentemente este sente o mesmo por ele.

Sábado, 31 de Março às 14 horas, no Instituto Português da Juventude, Parque das Nações (transporte: metro Oriente e 15 minutos a pé)

Don't you worry, it will probably pass (2003), Cecilia Neant-Falk, 74m, Suécia

Um documentário em que três jovens suecas relatam as suas histórias de uma maneira tocante e comovente, mas ao mesmo tempo triunfante junto da comunidade LGBT e dos seus aliados. É feito um retrato do sentimento de estranheza universal da adolescência, neste caso mais acentuada por ser homossexual e onde está presente a todo o momento a intolerância da sociedade. Alguns dos momentos mais marcantes advêm do medo que estas três raparigas têm de se assumir aos pais. Este documentário acaba por se revelar uma boa abordagem sobre os direitos dos homossexuais.

Sábado, 31 de Março às 16:30 horas, no Instituto Português da Juventude, Parque das Nações

Sommersturm (2004), Marco Kreuzpaintner, 98m, Alemanha

Tobi e Achim são os amigos desde sempre e sentem que nada se pode atravessar no caminho da sua amizade. Esperam ansiosos por irem acampar no Verão e ganhar a competição de remo no interior da Alemanha. Tobi está completamente céptico quanto ao relacionamento de Achim com a namorada e começa a aperceber-se dos seus sentimentos por Achim. Eis então que chega à competição uma equipa gay de Berlim e Tobi fica completamente confuso. Na noite antes da competição, a tempestade que se abate é muito mais do que metereológica... Uma história tocante sobre as complexidades de ser adolescente.

Domingo, 1 de Abril às 16 horas, no Instituto Português da Juventude, Parque das Nações

Beautiful boxer (2003), Ekachai Uekrongtham, 108m, Tailândia

Baseado na vida real de Parinya Charoenphol, um pugilista Muaythai que se submeteu a uma operação de mudança de sexo para se tornar mulher. O filme relata a sua vida desde criança quando gostava de usar baton e flores até à sua carreira sensacional como kickboxer, cuja especialidade são os movimentos do boxe antigo de Muaythai que consegue executar com perícia e graça e por fim o confronto com a sua própria sexualidade que levou à sua operação de mudança de sexo.

Domingo, 1 de Abril às 21 horas, no Instituto Português da Juventude, Parque das Nações

The Education of Shelby Knox (2005), Marion Lipschutz e Rose Rosenblatt, 76m, EUA

Um documentário que mostra a luta de uma adolescente pelo direito à educação sexual nas escolas públicas de Lubbcock, uma pequena cidade do Texas, onde os índices de gravidez na adolescência e contaminação por doenças sexualmente transmissíveis são alarmantes. A única tese de educação sexual neste local baseia-se na abstinência como única forma de evitar estes problemas. Shelby Knox luta contra a mente conservadora dos cidadãos, apesar de ela própria ter assumido o compromisso de se manter casta até o casamento. Esta adolescente acaba por se envolver com os direitos dos homossexuais, defendendo que o importante é informar as pessoas para que elas próprias sigam seus caminhos. Um filme simples e directo que vale a pena ser visto e discutido.

A rede ex aequo terá ainda espaços de debate de 30 minutos após a exibição de cada filme.

A entrada é livre!

Os filmes serão legendados em inglês ou português.

Apareçam!

=)


rede ex aequo
associação de jovens lésbicas, gays, bissexuais, transgéneros e simpatizantes

Website: http://ex-aequo.web.pt
Email: rede@ex-aequo.web.pt
Fórum: http://ex-aequo.web.pt/forum
IRC (PTNet): #ex-aequo

Rua S. Lázaro 88,
1150-333 Lisboa
Portugal

Telefone: (+351) 96 878 18 41
 
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal