Pesquisa:
Dia da Liberdade
 
Apoio
Política & Direitos
Eleições em Portugal

Carta aos Dirigentes Políticos sobre Educação e LGBTs

Política & Direitos


Missiva enviada pela direcção da rede ex aequo em 14 de Janeiro de 2005 aos principais partidos políticos em Portugal (por ordem alfabética, BE, PCP, PP, PS, PSD, Verdes), que esperamos que possa valer de alerta para a necessidade de determinadas medidas a respeito da juventude LGBT.



Exmo(a). Senhor(a) (Dirigente Partidário),

Somos a associação de jovens lésbicas, gays, bissexuais, transgéneros (LGBT) e simpatizantes em Portugal e gostaríamos de alertar o seu partido para os problemas que a população jovem LGBT enfrenta, nomeadamente de discriminação na escola. Estas situações já nos foram denunciadas, por vários meios, sendo um deles o nosso fórum online. Convidamos a ler o seguinte tópico, onde pode obter, assim como noutros tópicos, testemunhos reais de problemas desta natureza: http://www.ex-aequo.web.pt/forum/index.php?topic=4068.0

Este problema de discriminação e perseguição dentro das escolas, e da discriminação contra pessoas LGBT em geral, resulta com frequência numa incidência significativamente maior (comprovada em estudos feitos em vários países) de depressões, ideação e tentativas de suicídio e insucesso escolar nestes jovens por consequência directa da discriminação vivida pelos mesmos. Sabemos, que como nós, acreditam que a escola deve ser o espaço primordial de aprendizagem para a cidadania, para o respeito pelos Direitos Humanos e para uma educação inclusiva e não discriminatória e gostaríamos por isso de solicitar que o vosso partido inclue no seu programa medidas para prevenir as situações que muitos jovens LGBT (ou percepcionados como tal) neste país vivem no espaço escolar e que afectam o seu bem-estar físico e mental.

Também gostaríamos de alertar para a necessidade de uma boa aplicação da Lei da Educação Sexual e que esta mesma seja inclusiva, contemplando obrigatoriamente a referência a questões de orientação sexual e identidade género e a abordagem positiva à existência jovens cuja orientação sexual é minoritária. Sobre este tema, gostaríamos de convidá-los a ler o texto "Educação Sexual Sem Excepções", que enviamos em anexo e que foi redigido pela nossa associação para o Jornal ElGêBêTê (http://www.ex-aequo.web.pt/arquivo/jornal02.pdf). Este texto alerta, justamente, para a necessidade da criação de uma educação sexual inclusiva, na qual todos os jovens possam encontrar a informação correcta de que necessitam.

Esperamos que o seu partido possa responder aos nossos anseios por um Portugal mais tolerante e eficaz no combate à exclusão social.

Com os melhores cumprimentos,
Rita Paulos

Presidente da Direcção


rede ex aequo
associação de jovens lésbicas, gays, bissexuais, transgéneros e simpatizantes

Website: http://ex-aequo.web.pt
Email: rede@ex-aequo.web.pt
Fórum: http://ex-aequo.web.pt/forum
IRC (PTNet): #ex-aequo

Rua S. Lázaro 88,
1150-333 Lisboa
Portugal

Telefone: (+351) 96 878 18 41
Fax: (+351) 21 887 39 22
 
Apoio
Política & Direitos
Eleições em Portugal

Carta aos Dirigentes Políticos sobre Educação e LGBTs

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal