Pesquisa:
 

Política & Direitos

Projecto Educação LGBT

O Projecto Educação LGBT é um projecto da rede ex aequo – associação de jovens lésbicas, gays, bissexuais, transgéneros e simpatizantes apoiado financeiramente pela Fundação Europeia da Juventude do Conselho da Europa que durará de Janeiro a Setembro de 2005. Este projecto visa uma intervenção educacional através da disseminação de informação sobre os temas da homossexualidad e, bissexualidade e transgenderismo entre professores e alunos do 7º ao 12º ano, formadores de professores, professores estagiários e alunos do Ensino Superior.

Com este fim em mente, o projecto propõe-se a fazer debates em 10 Escolas Básicas ou Secundárias em Portugal, assim como a produzir e a distribuir em 150 Escolas Básicas ou Secundárias e em 50 estabelecimento s do Ensino Superior uma brochura de 8 páginas A4 para professores e um folheto de 4 páginas A6 para alunos, com o objectivo de educar contra a discriminação a pessoas lésbicas, gays, bissexuais ou transgéneras (LGBT). Procura-se, através destas estratégias, promover uma educação intercultural e para os direitos humanos, em específico na área da orientação sexual e da identidade do género.

Este projecto está a ser desenvolvido para fazer frente à desinformação e discriminação ainda vigente no campo da Educação em Portugal em relação a este tema, que resultam na transmissão de informação incorrecta, preconceituosa e estereotipada, assim como num ambiente negativo para o dia-a-dia dos jovens LGBT ou com dúvidas, quer em casa ou na rua, mas especialmente no espaço escolar. O impacto deste tipo de contexto é em muitos destes jovens a depressão ou a ideação e tentativa de suicídio, entre outras situações negativas tal como agressões verbais ou até mesmo físicas e perseguições da parte de elementos da comunidade educativa. Estas situações só podem ser contrariadas através da criação de ambientes positivos, abertos e tolerantes em relação às pessoas LGBT e de uma educação para a cidadania e os direitos humanos no campo da orientação sexual e identidade de género.

Pretende-se tanto com os debates, como com os materiais fornecidos a professores e alunos criar espaços onde os estudantes possam falar livremente sobre questões da orientação sexual e identidade de género sem preconceitos, criar espaços de comunicação entre a juventude LGBT e a juventude não-LGBT e diminuir a discriminação contra a juventude LGBT, quer da parte dos seus colegas, quer da parte de funcionários e professores. No caso dos professores e professores estagiários pretende-se através da brochura dirigida aos mesmos facultar-lhes informações e ferramentas para uma intervenção educativa correcta com os seus alunos que promova o respeito ao próximo e à sua diferença, quer seja de orientação sexual ou de identidade de género.

A rede ex aequo tem abertas candidaturas até 1 de Fevereiro de 2005 para Jovens Oradores nos Debates Escolares contemplados no projecto, a efectuar de Março a Setembro de 2005. Procuramos jovens dos 18 aos 30 anos de todo o país interessados não só em dar o seu testemunho, mas dispostos a receber formação para serem oradores sobre a temática LGBT. Se estás interessado, contamos com a tua ajuda! Basta preencheres a ficha de candidatura no link em baixo (se não conseguires ver o ficheiro envia-nos um email por favor a pedi-lo noutro formato) e enviá-la por email para rede@ex-aequo.web.pt ou para rede ex aequo, Rua S. Lázaro 88, 1150-333 Lisboa.

http://www.ex-aequo.web.pt/arquivo/ficha_edu.doc

Após selecção das candidaturas, entre 1 de Fevereiro a 15 de Fevereiro de 2005, se seleccionado na primeira fase, serás contactado para uma entrevista. Após esta entrevista, se fores um dos 10 seleccionados serás novamente contactado para se marcar duas formações de oradores entre o período de 15 de Fevereiro e 15 de Março de 2005, das quais deves participar em pelo menos uma.

Iremos manter a página do projecto em http://www.ex-aequo.web.pt/projectoeducacao.html sempre actualizada com as novidades do projecto. Se tiveres questões ou dúvidas, por favor contacta-nos através do email rede@ex-aequo.web.pt ou do número 96 878 18 41.


rede ex aequo
associação de jovens lésbicas, gays, bissexuais, transgéneros e simpatizantes

Website: http://ex-aequo.web.pt
Email: rede@ex-aequo.web.pt
Fórum: http://ex-aequo.web.pt/forum
IRC (PTNet): #ex-aequo


Rua S. Lázaro 88,
1150-333 Lisboa
Portugal


Telefone: (+351) 96 878 18 41
Fax: (+351) 21 887 39 22
 
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal