Pesquisa:
 

Sexta-feira, 29 Maio 2009 09:49

ESPANHA
COLEGAS denuncia onda repressiva contra homo e transexuais em Cuba



A Confederação Espanhola COLEGAS de Lesbicas, Gays, Bissexuais y Transexuais denunciou esta quinta-feira "a onda repressiva contra homossexuais e transexuais" em Cuba por parte do regime comunista, afirmando que nos dois últimos anos mais de 7.000 membros deste colectivo foram detidos ou multados pelas autoridades cubanas.


num comunicado, a ONG ecoa as informações do Comité Cubano Pro Derechos Humanos LGBT que diz que só na semana de 23 a 29 de Março foram presos 73 jovens elementos desta comunidade em La Habana pela Policía Nacional Revolucionaria somente pela sua orientação sexual. Entre os detidos estava o vice-presidente da Fundación 'Reinaldo Arenas', que esteve preso 4 dias sob a acusação de receber formação académica de uma universidade norte-americana.

De acordo com a ONG, foram detidos e multados mais de 60 homossexuais e transexuais na Playa del Chivo por "se encontrarem em lugares propensos à delinquência", precisamente no mesmo dia em que se celebrava em Cuba o Dia Internacional Contra a Homofobia e a Transfobia, 17 de Maio. Pela denúncia destes factos, o presidente da Fundación 'Reinaldo Arenas', Aliomar Janjaque, esteve retido durante várias horas.

Segundo a fundação, 4.000 jovens foram multados ou detidos somente em La Habana durante o ano de 2007, por exercerem o seu direito de se reunirem, ou seja "por socializarem e conhecerem pessoas como eles", estimando-se o número de prisões em 2008 de cerca de 3.500.

"A COLEGAS exige ao governo espanhol que cumpra o recentemente aprovado Plano de Direitos Humanos, em que se faz uma clara referência à necessidade de impedir a discriminação pela orientação sexual, e que exija a Cuba que cumpra os compromissos assumidos perante a União Europeia respeitantes aos direitos humanos", conclui o comunicado.

Então e a discriminação relativa à Identidade de Género, não é também de impedir, pergunto eu?

ESPANHA: COLEGAS denuncia onda repressiva contra homo e transexuais em Cuba

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2009)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e QUATRO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal