Pesquisa:
 

Segunda-feira, 29 Março 2010 07:26

EUA
Protestos contra filme considerado transfóbico em Tribeca



A Gay and Lesbian Alliance Against Defamation (GLAAD) tem estado a pedir um boicote ao Tribeca Film Festival por apresentar um filme considerado ofensivo.


"Ticked-Off Trannies With Knives" é um filme que conta a história de um grupo de mulheres trans (transexuais e/ou transgéneros) que são severamente espancadas e que se vingam dos seus atacantes. De acordo com a descrição do filme trata-se de "uma hilariante homenagem aos filmes dos anos 70 e 80 que exploraram a onda campy" (filmes campy são filmes que retratam um determinado estilo no cinema, semelhante ao glam no rock).

Num comunicado, a GLAAD afirma que o título do filme e a maneira como se fez a propaganda do filme deturpa as mulheres transgénero "e usa representações grotescas e exploratórias da violência contra as mulheres transgénero de formas que aligeiram a horrível brutalidade que elas enfrentam demasiadas vezes". A organização acrescenta que, pelo filme ter sido classificado pelo festival como LGBT, "os expectadores não familiarizados com a vida das mulheres transgénero irão certamente sair com a impressão de que as mulheres transgénero não passam de ridículas caricaturas de 'mulheres reais'".

O realizador do filme, Israel Luna, e a organização do Tribeca Film Festival afirmam não aceitarem a responsabilidade pelo problemático conteúdo e propaganda ofensiva do filme, segundo a GLAAD.

A GLAAD está a exortar as pessoas a assinarem uma petição destinada a remover o filme do programa do festival. A petição pode ser acedida em www.change.org/glaad/petitions/view/demand_that_ticked-off_trannies_with_knives_be_pulled_from_tribeca_film_festival_line-up .

Muitas pessoas trans têm realçado que o facto do realizador ser cissexual e gay terá ajudado para esta visão estereotipada e preconceituosa das mulheres trans. O facto de se tratar de uma "comédia" retratando a violência sobre as mulheres trans também está a ser questionado.

A coisa chegou a tal ponto que Marti Abernathey, colaboradora habitual do site TransAdvocate, quando a 22 de Março tentou postar um update no Facebook sobre esta polémica viu o seu perfil suspenso por, supostamente, violar os seus estatutos. Outras pessoas também viram os seus perfis suspensos.

O artigo de Marti, "Tribeca Film Festival Promotes Exploitation of Transgender People", pode ser acedido no seguinte endereço: www.transadvocate.com/tribeca-film-festival-promotes-exploitation.htm .

EUA: Protestos contra filme considerado transfóbico em Tribeca

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2010)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal