Pesquisa:
 

Segunda-feira, 25 Maio 2009 07:58

ROMÉNIA
Marcha Pride em Bucareste



Umas 300 pessoas, integrando muitos estrangeiros residentes, participaram na Marcha do Orgulho deste ano em Bucareste, sem incidentes de maior.


Contrariamente ao ano passado, em que a extrema direita sabotou a Marcha protagonizando incidentes graves, este ano até foi pacífico. Não que não tenham aparecido, mas a polícia desta vez controlou-os mantendo-os relativamente longe, tendo que empregar mais de mil agentes para o efeito. Assim, de uma distância prudente, uns 50 extremistas de direita gritaram slogans contra a "degeneração gay e a destruição da família".

Estas provocações homofóbicas não conseguiram impedir, no entanto, o ambiente festivo e de celebração frente ao parlamento romeno. As bandeiras arco-íris ondearam ao sabor das músicas e foram lançados balões coloridos.

Quanto à participação das autoridades e partidos politicos, foi completamente nula. Nenhum foi apoiar a Marcha. Excepção feita, mas a nível internacional, a um eurodeputado francês e os embaixadores do Reino Unido e Holanda, que discursaram pedindo às autoridades compreensão para a causa dos LGBT romenos. Os restantes grandes defensores das liberdades e lutadores anti-discriminação primaram pela ausência.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2009)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas QUATRO e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal