Pesquisa:
 

Terça-feira, 23 Fevereiro 2010 11:07

EQUADOR
O início de Tacones Blancos, um exemplo de luta contra a discriminação



Mulheres transexuais equatorianas protestaram contra os crimes de ódio cometidos contra a comunidade e iniciaram uma campanha, denominada "tacones blancos", na cidade de Quito, destinada a tornar visível a realidade que enfrentam as pessoas trans, nomeadamente sobre a violência exercida contra elas.


Coincidindo com o primeiro aniversário do assassinato da activista transexual Maylin, de Chone (Equador), a 22 de janeiro, o Proyecto Transgénero Cuerpos Distintos Derechos Iguales impulsionou a iniciativa, que visa denunciar a impunidade de que beneficiam os crimes cometidos contra mulheres transexuais, específicamente contra as trabalhadores do sexo. A violência a que são submetidas e mesmo os casos mais graves que acabam em mortes, ficam muitas vezes impunes e sem denúncia, mesmo pelos próprios familiares.

Maylin vivia na luta dos pobres com uma amiga, Belinda. Muitos chamavam-na de Dona de La Y. A 22 de Janeiro de 2009, às 24:00, Belinda pede a Maylin para irem para casa, mas ela quis ficar. No dia seguinte, Belinda soube da morte da sua amiga. Localizou a família, disse-lhes que tinha sido cabeleireira, que foi para a dança ... Eles revistaram o seu quarto, procurando algo de valor. Ela não tinha nada.

Em Quito lembram-se as pessoas que morreram em acidentes rodoviários com um coração azul ou acidentes com ciclistas com bicicletas. Neste caso será com corações vermelhos e estampas brancas de saltos no asfalto, que procuram dar o testemunho do que sofrem as pessoas transexuais para, de acordo com membros do movimento que lidera a iniciativa, pelo menos não deixar que vítimas como Maylin sejam esquecidas.

Com tinta spray vermelha sobre uma forma de coração a partir de um molde de jornal, colocado na calçada, seguido de um desenho de saltos com spray branco foi a maneira que estas activistas transexuais encontraram para dar a visibilidade.

Pelas 23:00 de sexta-feira do dia 22 de Janeiro, reuniram-se na av. 10 de agosto, perto da zona Y, ao norte da capital. Numa marcante procissão lá avançaram, com rosas brancas e vermelhas.

Esta é uma das áreas onde o trabalho sexual por transexuais é realizado em Quitons. Não existe um censo para saber quantas existem.

A ideia surgiu a partir do Proyecto Transgénero Cuerpos distintos, derechos iguales. Este grupo também formou a Confederación Ecuatoriana de Comunidades Trans e Intersex em 2009, que conta com cerca de 300 participantes.

Pelas 24:00 condutores de automóveis que passam pela 10 de Agosto abrandam para ver a cerimónia simbólica. Grande parte dos condutores aceleram ao cruzarem o olhar com elas. Os curiosos rodam devagar muito perto da calçada. Olham, não entendem e aceleram. Outros são clientes irritados. Naquela noite, nenhuma delas quer trabalhar, é um acto de solidariedade e um grito de respeito.

Ana Almeida, directora do Proyecto Transgénero, confirma que mais corações serão pintados a vermelho. A maioria desses casos não são notificados. As vítimas vivem numa família coletiva, excluídas pelos seus familiares embaraçados. "Eles levam o cadáver e tudo fica impune", acusa Almeida. "A Constituição reconhece famílias diversas. Nós queremos ver as companheiras do Y como uma família, por exemplo. Isso poderá dar azo a medidas legais", acrescentou.

EQUADOR: O início de Tacones Blancos, um exemplo de luta contra a discriminação

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2010)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e CINCO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal