Pesquisa:
 

Terça-feira, 21 Fevereiro 2012 09:25

CHINA
Transfobia e morte



Uma televisão local de Qingdao, no noroeste da china, inadvertidamente fez de uma trans uma celebridade online.


Um fogo em casa de Da Xige, mulher trans, foi noticiado na QTV. A reportagem, que incluía uma entrevista com Da Xige, foi comentada pelo pivot em tom de gozo: “Que aconteceu aqui? Quero saber mais sobre isto para além do fogo em si.”

No dia seguinte, no Toudu (a versão chinesa do Youtube) foi postado um clip, partilhado no Sina Weibo (a versão chinesa do Twitter) descrevendo Da Xige como “o freak de Qingdao” e “monstro”.

Mas os comentários não foram os esperados. As audiências responderam com criticismo, com centenas de comentários a apoiarem Da Xige e exigindo desculpas em seu nome e que o vídeo clip fosse retirado.

Uns reprovaram a atitude de “gozarem com terceiros para própria satisfação, outros afirmaram que Da Xige devia receber apoio e ajuda em vez de sarcasmo e gozo, outros apelaram ao boicote do site pela sua falta de compaixão. E, de acordo com o Shangaiist, o primeiro a noticiar o facto em inglês, houve um editorial num jornal da China ocidental a criticar o tom de gozo e a pedir ajuda e apoio em vez de piadas e humilhação.

Sina Weiboo tem mais de 250 milhões de utilizadores registados que encontram aqui uma forma de auto-afirmação não permitida na sociedade, incluindo assuntos LGBT.

Num tom mais macabro, o Shangai Daily noticiou esta semana que uma mulher transexual, Zhu, de 26 anos castrou-se a si própria numa frutaria da universidade de Tsinghua, e que depois de ter pedido por anestésicos na clínica da universidade, escapuliu-se enquanto esperava por uma ambulância, subiu ao terceiro andar de um hotel na vizinhança e suicidou-se, saltando para a morte.

Testemunhas afirmaram que usava roupas femininas e que, depois de entrar numa frutaria, cortou os genitais com uma faca de fruta e dirigiu-se para a clínica. Especularam que fez o que fez por se sentir infeliz com a sua genitália. A universidade de Tsinghua confirmou que Zhu não era estudante. A polícia também confirmou que não se tratava de um caso criminal.

Um médico da clínica confirmou que Zhu recebeu o tratamento básico mas que lhe disse que teria de ir para o hospital da universidade por não ter meios para lidar com a ferida. Enquanto esperava pela ambulância, Zhu repentinamente abandonou a clínica, dirigiu-se para um hotel próximo e suicidou-se.

Apesar da fama e sucesso da mais famosa transexual chinesa, Jin Xing, a vida das pessoas trans não é nada facilitada por uma sociedade largamente conservadora e com uma enorme pressão para o casamento e procriação pelos 20 anos.

Além do caso de Da Xige, por exemplo, na versão chinesa do show de Tv de Britain’s Got Talent, em Maio de 2010, o director do show Jin Lei fez comentários depreciativos sobre os artistas trans, afirmando que não deviam ser autorizados a representarem a China e que estava ‘desgostoso com isso’.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2012)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal